São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia trechos do documento

Leia a seguir trechos da Declaração de Madri sobre a Segurança e a Cooperação Euro-Atlântica, divulgada ontem:

Hoje convidamos Hungria, Polônia e a República Tcheca a iniciar negociações de adesão com a Otan. Nosso objetivo é firmar o protocolo nas reuniões ministeriais de dezembro de 1997 e vez finalizado o processo de ratificação a tempo para que a adesão tome efeito com a ocasião dos cinquentenário do Tratado de Washington (que criou a Otan), em abril de 1999.
Durante o período que se estenda até a adesão, a aliança associará os países convidados, em toda a medida do possível e quando houver lugar, a suas atividades com o fim de que estejam mais bem preparados para assumir suas responsabilidades e obrigações ligadas ao estatuto de membros em uma aliança ampliada. Encomendamos ao conselho em sessão permanente que elabore as disposições apropriadas para estes efeitos.
(...)
"Nenhum país democrático cuja admissão responda aos objetivos do tratado será excluído do processo de exame. Por outro lado, a fim de reforçar a segurança e a estabilidade gerais na Europa, conviria que as etapas seguintes do processo de ampliação iniciado pela aliança assegurem um equilíbrio entre as preocupações de segurança de todos os aliados.
"Conforme nosso compromisso de manter aberta a aliança à admissão de novos membros no futuro, pedimos também que nossos ministros de Relações Exteriores se mantenham permanentemente examinando este processo, informando-nos a respeito.
"Examinaremos este processo em nossa próxima reunião, em 1999. No que diz respeito aos países que aspiram a se tornar membros, reconhecemos com muito interesse e levamos em consideração os desenvolvimentos positivos, ocorridos em certo número de países do sudeste, em particular Romênia e Eslovênia, no sentido da democracia e da primazia do direito."

Texto Anterior: EUA vencem a 'guerra interna' da Otan
Próximo Texto: Galliano é estrela na maison Dior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.