São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poesia sempre

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Especial o nº 8 da revista "Poesia Sempre", publicada pela Biblioteca Nacional e pelo Departamento Nacional do Livro, com apoio da Funarte. É um volume cuidadosamente editado por Antônio Carlos Secchin e Ivan Junqueira, com projeto gráfico de Victor Burton, reproduções de Chagall e, tendo como diferencial, traduções em hebraico de quatro de nossos grandes poetas.
Drummond, Bandeira, Cecília Meireles e João Cabral comparecem em versões produzidas por um grupo de professores da USP sob a coordenação de Nancy Rozenchan. Quando da criação de Israel, em 1948, discutiu-se qual a língua seria adotada oficialmente pelo novo Estado. Alguns defendiam o iídiche, idioma falado pela maioria dos emigrantes que chegavam da Europa. Prevaleceu o critério histórico e moral: o iídiche era a língua da diáspora. O hebraico continha a essência mesma da alma judia, era a língua do Livro.
Temos agora nossos maiores poetas vertidos para a língua que deu à humanidade dois de seus maiores poemas: o "Cântico dos Cânticos" e os "Salmos".
Destaca-se, também, o bem fundamentado ensaio sobre a poesia hebraica, de Bialik aos dias de hoje, assinado por Dan Miron, professor das universidades de Colúmbia e Jerusalém. Uma breve antologia revela ao público brasileiro, entre outros, poetas como Yehuda Amichai, potencial Prêmio Nobel. São autores universais sem deixarem de ser profundamente judaicos.
Elementar justiça me obriga a destacar a iniciativa de Eduardo Portella e Elmer Corrêa Barbosa, que contou com o apoio de Abrahão Koogan, patriarca de nosso mundo editorial. Houve época em que os organismos estatais tendiam a concorrer com as editoras na pescagem e aproveitamento de produtos de mercado.
"Poesia Sempre" revela uma estratégia editorial que deve prevalecer, colocando-se o dinheiro oficial a serviço da divulgação cultural não contemplada pelo comércio.

Texto Anterior: Os balões de ensaio
Próximo Texto: Progresso e retrocesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.