São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rentabilidade diminui

DA REPORTAGEM LOCAL

A redução drástica da inflação com o Plano Real tirou uma parcela considerável da receita dos bancos. A consequência foi uma queda da rentabilidade média das instituições para 12% no ano passado, segundo levantamento da consultoria Austin Asis, recuando meio ponto percentual com relação ao ano anterior.
Em 1993, último ano de inflação alta nos 12 meses, a rentabilidade apurada pelos bancos instalados no país foi de 16%.
Erivelto Rodrigues, diretor da Austin Asis, considera que três fatores impediram que a queda da rentabilidade dos bancos não fosse ainda maior.
Em primeiro lugar, os lucros decorrentes das empresas coligadas aos bancos, como as seguradoras, empresas de previdência privada e de títulos de capitalização.
No caso do Bradesco, o lucro com essas atividades não-financeiras somou 90% do lucro total -e histórico- registrado em 96, de US$ 793,5 milhões.
Além disso, diz Rodrigues, os bancos pagaram um Imposto de Renda proporcionalmente menor no ano passado.
E também houve crescimento da receita com serviços. Em 93, por exemplo, eles respondiam por 1,4% do total, índice que pulou para 12,1% em 96.

Texto Anterior: Bradesco tem lucro recorde
Próximo Texto: Financiar crédito foi bom negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.