São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os critérios do Datafolha

DA REDAÇÃO

O ranking do Folha 500 -300 empresas, 100 bancos e 100 firmas de informática- foi elaborado a partir de informações divulgadas em balanços ou entrevistas.
Para chegar às 500 maiores, o Datafolha consultou 1.644 empresas, sendo 1.082 de capital aberto, 317 de informática e 245 bancos comerciais ou múltiplos. O prazo estabelecido para a coleta foi 9 de maio.
Para a elaboração do ranking das 300 maiores empresas do Brasil, foram consideradas as de capital aberto, que por lei são obrigadas a publicar seus balanços ou entregá-los à Bolsa de Valores.
O Folha 500 traz também outro ranking, por rentabilidade -que é o lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido (ou seja, indica o ganho percentual que a empresa tem sobre seus próprios recursos).
A utilização desse conceito pode gerar distorções no caso de empresas que tenham patrimônio líquido menor do que seria compatível com sua atividade.
Esse é o caso da Vasp e da Elevadores Atlas. Elas apresentaram rentabilidade muito elevada porque o lucro, comparado a um patrimônio baixo, inchou o resultado, sem refletir necessariamente a situação da empresa. Por isso, seus números não foram utilizados na elaboração do ranking de rentabilidade.
Essa situação costuma acontecer nos casos em que as empresas estão se recuperando de resultados ruins, quando o patrimônio era quase negativo.

Texto Anterior: Folha 500 faz retrato do balanço pós-Real
Próximo Texto: Cresce o Clube do Bilhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.