São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
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Cresce o Clube do Bilhão

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está crescendo o número de empresas com mais de US$ 1 bilhão de receita líquida anual (valor total das vendas, já descontados os impostos).
Esse grupo ainda é pequeno em relação ao universo empresarial brasileiro, mas os seus membros, individualmente, vêm se destacando.
Acompanhar o desempenho de cada um revela as transformações da economia brasileira ocorridas no ano passado.
Em 95, segundo o Folha 500, apenas 27 empresas participavam desse grupo.
No ano passado, mais cinco juntaram-se a elas: as estatais Copel, Telerj e Telemig e as redes de varejo Globex (Ponto Frio) e Arapuã.
No caso das redes varejistas, a principal razão para o crescimento da receita em 1996 foi o aumento do consumo das classes de baixo poder aquisitivo, em função do fim do imposto inflacionário após o Plano Real.
A Arapuã, por exemplo, tem 64% de seus clientes com renda inferior a R$ 500 por mês, segundo o diretor financeiro da empresa, Massaru Kashiwagi. As vendas a prazo, em até 30 prestações, representam 65% do total.
A receita líquida da Arapuã em 96 foi de US$ 1,649 bilhão -crescimento de 71% sobre o exercício anterior. O lucro líquido (após os impostos) passou de US$ 25,7 milhões para US$ 123 milhões.
No caso da Globex (Ponto Frio), 65% das vendas são para os consumidores com renda de até cinco salários mínimos por mês, segundo o diretor-executivo da empresa, Eduardo Koehler.
As vendas a prazo também são significativas, equivalendo a 77% do total da rede.
A receita líquida da Globex passou de US$ 981 milhões para US$ 1,247 bilhão.
Considerando o balanço consolidado do grupo Globex/Ponto Frio, com as 221 lojas em dez Estados, as vendas totais em 96 somaram US$ 2,12 bilhões, contra US$ 1,698 bilhão em 95.
O lucro líquido consolidado passou de US$ 81,2 milhões para US$ 89 milhões.
Já as empresas estatais se beneficiaram dos aumentos das tarifas e de programas de redução de custos para ter maior receita no ano passado.
No caso das tarifas de telefone, os reajustes foram reais, isto é, superaram as taxas de inflação no período.
A Copel, fornecedora de energia elétrica do Paraná, registrou receita líquida em 96 de US$ 1,064 bilhão, 14,9% acima de 95.
"Houve redução de subsídios para a classe residencial", afirmou o diretor financeiro e de relações com o mercado da empresa, Ferdinando Schauenburg.
No caso da Telemig, o aumento da receita líquida foi de 50,3%. O valor registrado subiu para US$ 1,062 bilhão. A Telerj teve receita líquida em 96 de US$ 1,243 bilhão. Em 95, foi de US$ 898 milhões.

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