São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microtec dispensa a sócia

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na contramão dos negócios entre empresas de informática, em que o usual é a multinacional comprar a parte da sócia brasileira, a MicroHold adquiriu este ano a parte que cabia à norte-americana Digital na Microtec Sistemas S/A.
A MicroHold é a empresa de participações que reúne os sócios nacionais da Microtec e passou a controlar 94,4% do capital da empresa. Os restantes 5,6% das ações estão em poder do público.
A Digital detinha 47,5% do total das ações e 49% dos papéis com direito a voto. O valor da transação não foi revelado.
O divórcio veio depois de cinco anos e quatro meses de casamento. "Não havia mais sinergia. Nossas estratégias eram diferentes", justifica Touma Makdassi Elias, presidente da Microtec.
Na verdade, a gigante Digital era um parceiro pesado para um mercado em que é preciso tomar decisões rápidas.
Livre e solta, a empresa já lançou um notebook Pentium por R$ 3.300 e espera crescer mais rapidamente neste segundo semestre. Contratou mais cinco gerentes e está capilarizando suas vendas pelo país.
No ano passado, a Microtec Sistemas ficou em 21º lugar no ranking das cem maiores, com receita de US$ 72 milhões, 46,3% superior à registrada em 1995.
A Microtec está entre os cinco maiores fabricantes de microcomputadores do país. Este ano, a empresa prevê produzir 50 mil máquinas, a maior parte da fábrica de Cotia (SP).
(LR)

Texto Anterior: Produção local aumenta com novas empresas
Próximo Texto: Custo é obsessão na PGS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.