São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucro extra dá trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

Apurar lucros extras em mercados cada vez mais competitivos vem se tornando um grande desafio. Para as empresas de informática, ajudar os clientes a tirar a dianteira da concorrência já está determinando seu próprio desempenho.
Prova disso é o ranking das cem maiores de informática do mundo, elaborado pela revista norte-americana "Datamation".
Um exemplo citado pela revista é o da Informix, que caiu do 87º para o 92º lugar. A empresa insistiu no "Universal Server", um banco de dados relacional que gerencia multimídia, quando seus clientes queriam um banco de dados tradicional.
Várias empresas sofreram por não captar adequadamente os sinais do mercado. Uma delas foi a Apple, cujas vendas caíram 22% no ano passado, minguando para US$ 8,9 bilhões.
Outra foi a Digital, que faturou US$ 13,6 bilhões, uma redução de 6% sobre o ano anterior. A empresa caiu do sétimo para o nono posto na lista.
Uma empresa que não perdeu o prumo foi a Hewlett-Packard. Firme no fornecimento de equipamentos para empresas, ela saltou para o segundo lugar no ranking, empurrando para o terceiro a Fujitsu, prejudicada pelo desempenho da economia japonesa.
Entre as dez primeiras da lista, quatro registraram expansão de vendas acima de 20% no ano passado: a firme HP, e as agressivas Compaq, Toshiba e Microsoft.
No ano que vem, estarão nas melhores posições as empresas que conseguirem captar fatias gordas de um bolo de investimento em informática ainda maior.
Segundo pesquisa da "Datamation", as empresas ouvidas pela revista em junho pretendiam ampliar em mais de 8% seus orçamentos de informática.
O ranking completo está disponível na Internet, no site www.datamation.com.

Texto Anterior: Microcity reinventa a roda
Próximo Texto: Internet amplia os negócios de conexão à rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.