São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cadeia tinha túnel para fuga

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Um túnel subterrâneo com 15 m de comprimento, que seria usado para fuga, foi descoberto no dia 20 de junho na penitenciária Milton Dias Moreira, segundo agentes dessa unidade.
A cadeia integra o complexo penitenciário da rua Frei Caneca e abriga cerca de 950 presos. A existência de planos de fuga é um indício a mais de que as lideranças do crime organizado estão perdendo o controle sobre seus "exércitos".
A penitenciária é uma das unidades cujos detentos pertencem, majoritariamente, ao CV (Comando Vermelho), predominante em Bangu 2 e Vicente Piragibe. Em Bangu 1, ocupa duas das quatro galerias.
Segundo presos e ex-presos ligados ao CV, havia uma orientação dos líderes para que os condenados ligados à facção evitassem fugas e rebeliões.
As mortes dos últimos dias em Bangu 1 e 2 já tinham mostrado, segundo a polícia, que o CVJ (Comando Vermelho Jovem), dissidência do CV, cresceu a ponto de pôr em xeque o poder de antigas lideranças.
O Terceiro Comando, outra dissidência do CV, domina os presídios Hélio Gomes, Lemos de Brito e Esmeraldino Bandeira. A facção jovem do comando é suspeita de duas mortes no Hélio Gomes.
(MMo)

Texto Anterior: Mortos em cadeias do Rio são 18 em 4 meses
Próximo Texto: Bombeiros analisam destroços para descobrir causa de acidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.