São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotografia digital é tema de mostra em SP

JOÃO BITTAR
EDITOR DE FOTOGRAFIA

Ana Maria Guariglia é a jornalista brasileira que mais testou equipamento fotográfico digital no Brasil.
Nos últimos 18 meses, Guariglia, que é colaboradora da Folha, utilizou 28 modelos de câmeras de imagens eletrônicas e, testando esses recursos, produziu uma série de imagens nos EUA, Alemanha e Brasil, das quais editou 28 e trabalhou no computador com os programas "Photoshop 3.0" e "Photoshop 4.0" e mais os que acompanham as câmeras.
O resultado pode ser visto no Espaço Cultural Dado Bier, a partir de hoje. O material em exposição permitirá a integração do público com a obra.
A Kodak montou um estação completa de tratamento digital para que as pessoas possam ser fotografadas e essas imagens copiadas e trabalhadas.
A Opus Fotografia estará encarregada da impressão. O próprio catálogo da mostra vem formatado num disquete. E é essa a idéia de Guariglia. Uma exposição interativa, um convite para se fotografar e brincar com as imagens, além de educar o olhar.
As fotos "Danser" 1 e 2 são os melhores exemplos disso. As imagens das drags que se exibiam na porta do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, lembram as máscaras do Carnaval de Veneza, Itália, e são lindos exemplos de fotos eletrônicas.
O maior mérito do trabalho é estimular as pessoas a fotografar mais e se divertir trabalhando as imagens, como se fazia nos antigos laboratórios, agora acionando seus computadores em casa.
Ela prova, com sua coleção, que a qualidade -e o preço- do equipamento não são obstáculos para fazer belas fotografias e que, mesmo feitas com poucos recursos técnicos e óticos e sobre temas banais e ao alcance de todos, podem se tornar uma obra de arte.
Arte com equipamento digital que cada vez mais estará presente em nosso cotidiano e que está sendo antecipado nesta mostra.

Exposição: Foto Digital
Onde: Espaço Cultural da Dado Bier (av. Juscelino Kubitscheck, 1.203, tel. 011/820-8905, Itaim Bibi)
Quando: hoje, às 20h30; ter a dom, a partir das 18h; até 28 de julho

Texto Anterior: Ator usa maconha como matéria-prima
Próximo Texto: Il dottore de spaghetti e tutti Venezia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.