São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos da missão revelam a superfície do planeta

DA REDAÇÃO

As imagens enviadas de Marte foram tomadas pela sonda norte-americana Mars Pathfinder e pelo veículo-robô Sojourner. Os dois possuem câmeras capazes de gerar fotos em cores e em preto-e-branco.
As primeiras imagens transmitidas pela Pathfinder levaram a Nasa a supor que as rochas do planeta eram muito maiores do que são. Isso se deveu ao fato de as fotos terem sido tiradas com a câmera colocada quase rente ao chão. Após ter sido elevada até 60 cm, eles verificaram que as rochas eram menores.
As centenas de fotografias já tiradas também permitiram gerar um painel que foi chamado de "Panorâmica Monstro", que possibilitou identificar pedras arredondadas e ondulações na superfície. Com base nisso, a Nasa afirmou que aquela região já foi inundada por grande quantidade de água.
Embora a região do pouso seja uma "planície alagável", Marte é formado basicamente por planaltos e possui montanhas altíssimas, como o vulcão Olympus Mons, com cerca de 16 mil metros de altura. O monte mais elevado da Terra é o Everest, no Nepal, cujo topo está a 8.846 metros de altitude.

Texto Anterior: Cientistas esperam dados sobre a variedade geológica de Marte
Próximo Texto: Mir "conversa" com o Columbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.