São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto para Justiça é tímido

Libération
de Paris

DO "LIBÉRATION"

O jornal avança o conteúdo do projeto de reforma do poder Judiciário que o presidente Jacques Chirac recebe hoje.
O projeto, que foi elaborado por um grupo denominado Comissão Truche, a pedido do próprio Chirac, tem por objetivo tornar a Justiça independente. Hoje, o Poder Judiciário francês é ligado ao Executivo e, por isso, um processo está sujeito à interferência do governo, principalmente no que se refere ao andamento das investigações.
O relatório final elaborado pela Comissão Truche foi considerado tímido no que se refere à independência do Judiciário. A comissão recomenda que o Ministério Público permaneça subordinado ao Ministério da Justiça.
Um exemplo de interferência do governo ocorreu há cerca de um ano. O então diretor de assuntos criminais, Marc Moinard, alugou um helicóptero para localizar um procurador que estava em férias no Himalaia a fim de pedir que ele impedisse a abertura de um processo contra o prefeito de Paris, Jean Tiberi.

Texto Anterior: Terremoto na Venezuela faz 20 mortos
Próximo Texto: Terremoto na Venezuela faz 28 mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.