São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Página 2" retrata o Brasil com inconformismo e humor

Livro reúne charges do cartunista Jean Carlos Galvão

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de Angeli e Ique reunirem em livro charges publicadas em jornais, chegou a vez de Jean Carlos Galvão trazer ao grande público sua visão bem-humorada do mundo, e do Brasil em especial, com o livro "Página 2".
Se Ique centralizou seu sarcasmo e sua ironia no cenário político brasileiro em "100 Vezes Ique" e Angeli fechou o cerco sobre a figura do presidente em "FHC - Biografia Não Autorizada", as charges do jovem Jean Carlos Galvão, de 24 anos, abordam temas mais abrangentes.
Nas 110 páginas de seu livro, lançado nesta semana, ele reuniu charges sobre quase tudo de relevante que aconteceu no Brasil de janeiro de 1995 a janeiro de 1997.
Assim, temas como o desemprego, a morte dos Mamonas Assassinas e o chute que um evangélico deu na imagem de Nossa Senhora Aparecida estão no mesmo livro que satiriza o horário de verão e até a campanha do "Bráulio".
PC Farias
No total, são 32 assuntos diferentes, divididos em seções que vão de PC Farias às novelas, passando por presídios e voto eletrônico. Todas mostram um certo inconformismo, ainda que bem-humorado, quanto aos problemas sociais brasileiros.
Duas das charges que estão no livro foram premiadas quando publicadas pela primeira vez no jornal "ValeParaibano", de São José dos Campos, de onde foras extraídos os trabalhos do livro.
"Censo 91", charge sobre o analfabetismo, e "Chacina", sobre os massacres em São Paulo, venceram, em 94 e 95, respectivamente, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, na categoria Arte.
Mas os desenhos de Jean não estão restritos exclusivamente ao papel impresso. Ele vem colaborando com o site "Hq & Etc." (http:// www.valley-dbs.com.br/alta/hq. htm), colocando na rede um personagem próprio, o Chateen, que, como indica o trocadilho do nome, é uma sátira ao comportamento dos adolescentes.

Livro: Página 2
Autor: Jean Carlos Galvão
Prefácio: Daniel Azulay
Publicação: ValeParaibano
Quanto: R$ 15 (110 págs.)

Texto Anterior: Fernanda Abreu faz show para platéia fria
Próximo Texto: Cinema de Scorsese dialoga com comida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.