São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema de Scorsese dialoga com comida

MICHAEL HAINEY
DA "DETAILS"

Você não precisa ler esta entrevista para descobrir que Martin Scorsese tem uma relação de amor com a comida (a boa comida). Basta assistir a seus filmes, em especial "Taxi Driver" (76) e "Os Bons Companheiros" (90).
Os pratos preferidos de Scorsese são lasanha e ravióli, mas os preparados pela mãe. Se ele sabe fazer macarrão? "Não, nunca cheguei a aprender realmente. Consigo colocar a água para ferver, e só."
Em entrevista concedida à revista norte-americana "Details", o mestre do cinema fala -mas nunca com a boca cheia- sobre sua mãe, comida e cinema.
*
Pergunta - Fazer um filme é como preparar uma boa refeição?
Martin Scorsese - Sim. A inspiração que é preciso ter para cozinhar bem, como a criatividade e o poder de improvisar, é muito semelhante ao que se usa para fazer um filme. Cada tomada é como preparar uma boa refeição. Mas, como você faz algo em torno de dez tomadas por dia, é como cozinhar dez refeições por dia. E você tem que ter muitas panelas no fogo ao mesmo tempo. Eu adorava olhar minha mãe cozinhando.
Pergunta - Sua mãe fazia o grande almoço tradicional dos domingos?
Scorsese - Sempre, todos os domingos. Havia ravióli ou rigatoni acompanhado de ricota fria. A melhor parte eram as carnes que minha mãe colocava nos molhos -vitela, carne de porco, às vezes garrão de vitela ou pé de porco.
Details - Dos pratos que sua mãe faz, qual é o seu preferido?
Scorsese - A lasanha, que ela reservava principalmente para os feriados. Mas não quero fazer pouco caso do ravióli dela. Hum... são coisas muito sérias. Às vezes um, às vezes o outro. É desconcertante.
Pergunta - Vamos brincar de fazer associações proustianas de memória com alguns dos pratos de sua mãe? Macarrão com carneiro e vitela ao molho branco...
Scorsese - Eu me lembro de ter levado o Sergio Leone ao apartamento dos meus pais, em 1977, e eles serviram esse prato. Sergio gostou muito. Ele conhecia os pratos oriundos das diferentes regiões da Itália. Minha mãe gostava dele porque comia bem. Ela ficava ali ao lado, comentando: "Como come esse sujeito!".
Pergunta - E a pasta e fagiole?
Scorsese - Com feijão roxinho? É ótima. A gente guardava de um dia para o outro e fritava de novo. Na noite seguinte, ficava melhor ainda. Joe Pesci sempre pedia isso durante as filmagens de "Os Bons Companheiros". Minha mãe vinha cozinhar para nós no set. Pesci comeu esse prato diante das câmeras, na filmagem da cena do grande jantar na casa dela, enquanto o corpo está na mala.
Pergunta - E o Robert De Niro?
Scorsese - Fritada de batatas. Bob realmente curtia isso. No filme, é nisso que ele está colocando ketchup. Joe (Pesci) também comeu muito, especialmente durante essa cena.
Pergunta - Qual o prato de sua mãe favorito do De Niro?
Scorsese - A pizza. Ela é simples, com massa grossa, molho de tomate e mozarela. O segredo é colocar o molho por cima, para que a mozarela não queime, mas se mantenha macia e úmida.
Pergunta - "Taxi Driver" lhe traz recordações associadas à comida?
Scorsese - Eu me lembro de uma festa de aniversário bem simpática que fizeram para mim no hotel St. Regis. Minha mãe fez lasanha. Bernard Herrmann (músico que compunha trilhas para cinema) estava lá. Ele era todo cheio de dedos e não queria comer esse tipo de coisa, mas acabou curtindo.
Pergunta - Alguma vez você fez uso do talento culinário de sua mãe para fechar negócio no cinema?
Scorsese - Não realmente. A gente apenas se divertia. John Cassavetes, por exemplo -eu o conheci em 1969 e ele veio ao apartamento de minha mãe com Peter Falk. Os grandes jantares que tínhamos na época eram ótimos, porque eles adoravam a comida e levavam vinhos maravilhosos. Foi o primeiro grupo de pessoas que eu me lembro de levar para casa, fora meus amigos de escola.
Depois foi Francis (Ford Coppola), quando ele estava prestes a fazer "O Poderoso Chefão". Francis gostava da lasanha da minha mãe.
Pergunta - Se você tivesse que comer só um prato pelo resto da vida, qual seria?
Scorsese - Essa é difícil. Teria que ser alguma massa. Provavelmente lasanha ou ravióli.
Pergunta - Quando você assistia a sessões duplas, quando era menino, você comia muitos doces?
Scorsese - Bombons. Lembra daqueles? Eu gostava deles.
Pergunta - Você acha que, em lugar de vender doces e pipoca, os cinemas deveriam vender algum prato tipo aperitivo?
Scorsese - É uma idéia brilhante. O problema talvez fosse comer ao mesmo tempo que se assiste ao filme. Mas salame não seria má idéia. Eu, pessoalmente, não gosto muito de aipo, mas funcho não é ruim. Pimentões assados seriam uma ótima idéia. As pessoas curtiriam. E queijo, é claro. E caponata -isso seria realmente legal.
Pergunta - Os cinemas poderiam instalar bandejas no assento a sua frente, como nos aviões.
Scorsese - É verdade. Mas haveria o risco de as pessoas fazerem brincadeiras de mau gosto com os caroços de azeitona.

Courtesy Details. Copyright 1997 by The Condé Nast Publications, Inc.
Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: "Página 2" retrata o Brasil com inconformismo e humor
Próximo Texto: Mediterrâneo de Wolfert é mais que Itália e França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.