São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Dança de Joinville começa com Ballet de Cuba

MARCELO NEGROMONTE
ENVIADO ESPECIAL A JOINVILLE

Começa hoje o 15º Festival de Dança de Joinville, um dos mais tradicionais do país, com a apresentação do Ballet Nacional de Cuba, na pré-estréia do evento.
Auto-intitulado de "o maior festival de dança do mundo", o evento tem sua abertura amanhã, com a apresentação do mesmo balé, e termina dia 23, com a participação de Alla Mikhalchenko, solista do Ballet Teatro Bolshoi.
No programa de apresentação, o BNC vai incluir trechos de seus principais espetáculos, como "La Vivanderi", com coreografia de Arthur de Saint-Leon e música de Cesare Pugni.
O evento conta com a participação de 165 grupos, cinco deles da Argentina, e cerca de 6.000 bailarinos, entre concorrentes e participantes de cursos, segundo a organização do festival.
Homenageada
A bailarina Alicia Alonso, fundadora e diretora do Ballet Nacional de Cuba, é a grande homenageada do festival este ano.
Ex-primeira bailarina da companhia, ex-integrante do corpo de baile do American Ballet Theatre e considerada pela crítica especializada uma das maiores bailarinas contemporâneas, Alicia, aos 76 anos, dançou até o ano passado, quando passou a se dedicar à direção do BNC.
Atrações
Nas demais noites de competição, grupos como Cisne Negro, Raça, os dançarinos Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, entre outros, são as atrações que abrem para os competidores.
Os concorrentes disputarão nas modalidades clássico, contemporâneo, danças populares, sapateado, dance street, jazz etc.
Segundo a organização do festival, cerca de 60 mil pessoas devem assistir aos espetáculos, que serão realizados no ginásio Ivan Rodrigues e em vários palcos ao ar livre espalhados em 11 indústrias, shopping centers e em seis bairros da cidade.
Exposições, apresentações de música, feiras serão realizados paralelamente ao festival.

O jornalista Marcelo Negromonte viaja a convite da produção do festival.

Texto Anterior: Gays ganham apoio de Hollywood em evento
Próximo Texto: Free Jazz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.