São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Freire dedilha folclore na viola

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O violista Paulo Freire apresenta, de hoje a domingo, o show "São Gonçalo", que traz no nome uma homenagem ao santo que é conhecido como o protetor das violas e dos violeiros.
"No interior de Minas, se diz que, sempre antes de tocar, tem que se fazer uma oração pra São Gonçalo, que é para a viola não desafinar, você não errar, não quebrar corda...", diz Freire.
Quando viveu em Urucuia, interior de Minas Gerais, o violista, convivendo com a cultura local, conheceu os mitos e lendas do sertão brasileiro e aprendeu a tocar.
Dessa convivência com a cultura brasileira, Freire extraiu elementos para as músicas do seu primeiro disco, "Rio Abaixo" -que lhe valeu o Prêmio Sharp 95 de música regional-, e para "São Gonçalo", cujo repertório ele apresenta neste show homônimo para o público paulistano.
O disco propriamente dito, entretanto, o músico só começa a gravar em agosto, e a previsão é de chegar nas lojas até o final do ano.
Freire diz que "São Gonçalo" é uma continuação da parte musical do primeiro, mas é também um contraponto quanto aos temas.
"Rio Abaixo" trazia músicas que remetiam ao lado "demoníaco" dos tocadores de viola. "No interior, o violeiro fica meio dividido entre fazer um pacto com o diabo, para tocar bem e, por outro, ele é muito religioso, e reza para pedir a proteção de Deus."
O inédito "São Gonçalo" é diferente, "é a parte do violeiro mais ligada aos santos", segundo Freire. "E ele não é como os outros santos: ele quer que as pessoas rezem para ele, ao invés de orarem".
O músico diz que o seu objetivo, quando grava discos tocando viola, é de divulgar o som do instrumento de dez cordas "antes que ele se extinga".
"O que eu tenho feito é pegar a viola do sertão e trazê-la aos grandes centros. Quero mostrar a música da viola, que, como toda manifestação popular do interior, corre o risco de acabar com a chegada da televisão e do progresso."

Show: Paulo Freire - São Gonçalo
Quando: hoje e amanhã, às 22h; domingo, às 21h
Onde: Supremo Musical (r. Oscar Freire, 1.000, tel. 011/852-0950)
Quanto: R$ 15

Texto Anterior: Uakti inicia série de 'workshows' no Itaú
Próximo Texto: Stones preparam nova turnê mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.