São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uakti inicia série de 'workshows' no Itaú

FERNANDO MEME
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Grupo Uakti é sinônimo de originalidade. Formado pelos músicos Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro e Décio de Souza Ramos Filho, o Uakti faz um som erudito e ao mesmo tempo popular.
A partir de hoje, o Uakti estará se apresentando, gratuitamente, no Instituto Cultural Itaú.
As apresentações fazem parte do evento "Imaginário Popular", e terão formato de "workshow" -mistura de workshop com show-, os músicos irão falar sobre os instrumentos e tocar.
Segundo Artur Andrés Ribeiro, os instrumentos utilizados pelo grupo são criados a partir da "utilização de matérias presentes no cotidiano das pessoas, como vidros, madeiras, tubos plásticos e de PVC e peles de animais".
Um dos mais inovadores é o Aqualung. Segundo Artur, o instrumento funciona seguindo o "mesmo processo do som de uma garrafa que se enche de água, um som que sempre vai do mais grave ao mais agudo". Com dois metros de altura, o Aqualung usa o "som da água como matéria sonora".
As músicas dos CDs "I Ching", "Trilobyte" e "21", repertório do show, também serão apresentadas amanhã, domingo e no próximo fim-de-semana.
Os dois primeiros CDs, ao lado do trabalho "Mapa", lançados pela gravadora Point Music, de Philip Glass, serão editados no Brasil pela gravadora Paradoxx Music, na primeira quinzena de agosto.
A agenda do Uakti está repleta para os próximos meses. Em outubro deste ano, o grupo vai participar, com Naná Vasconcelos, de um projeto sobre ritmos brasileiros, que marcará o início da comemoração dos 20 anos do grupo mineiro. No segundo semestre de 98 é provável que o Uakti lance um CD em parceria com Philip Glass, seguido de uma grande turnê pelo Brasil.

Show: Uakti
Quando: hoje e amanhã, às 20h; domingo, às 18h30; até 20 de julho
Onde: Instituto Cultural Itaú - sala azul (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700)
Quanto: grátis (ingressos distribuídos no dia do evento, a partir das 10h)

Texto Anterior: Palace recebe "Contrasenso" de Moska
Próximo Texto: Paulo Freire dedilha folclore na viola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.