São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laudo deve sair em no máximo 90 dias

GISELI CABRINI
DA FOLHA VALE

Laudo deve sair em no máxima 90 dias
O laudo da análise do material do Fokker-100 da TAM deve estar concluído em 60 dias, prorrogáveis por mais 30. O laudo será entregue ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), órgão ligado ao Ministério da Aeronáutica.
O IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial) do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos, iniciou ontem a análise dos componentes.
O material foi levado a São José (97 km de SP) no início da noite de anteontem. O responsável pela coordenação da análise é o coronel-aviador Gilberto Rigobello, 46.
O trabalho do IFI também inclui a análise de todos os componentes do avião, como sistemas eletrônicos e líquidos (combustíveis, óleos lubrificantes e graxas).
Rigobello disse que o IFI pretende avaliar o tipo de elemento químico residual encontrado no setor danificado do avião.
Segundo Rigobello, por meio dessa análise, o IFI terá condições de verificar se o resíduo químico encontrado no material é de algum explosivo. "A análise de acidentes aéreos é um procedimento rotineiro do IFI. Toda vez que acontece um acidente, somos acionados."
Rigobello disse que eventualmente outros institutos do CTA podem participar da análise.
O instituto atuou, entre outros casos, na análise dos destroços do helicóptero em que morreu o ex-deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB-SP), do avião em que estavam os componentes do conjunto Mamonas Assassinas e do Fokker-100 que caiu em São Paulo em 31 de outubro de 96.
O IFI integra o conjunto de quatro institutos do CTA nas áreas de pesquisa, desenvolvimento de projetos, capacitação industrial e formação de recursos humanos.
A principal atividade do IFI é a homologação de produtos e empresas do setor aeroespacial -um certificado que garante a produção em série e a operação de aeronaves. O procedimento também é exigido para o funcionamento de empresas e a comercialização de produtos do setor aeroespacial.
O instituto tem 200 funcionários e 22 engenheiros.

Texto Anterior: Caixa-preta pode esclarecer se piloto sabia de rombo
Próximo Texto: Jato deve voltar a voar em dois meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.