São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende 33 funcionários que violaram catraca de ônibus

MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Foram presos em flagrante, na madrugada de ontem, 33 funcionários da Viação Jaraguá que violaram e adulteraram as catracas de cerca de 16 ônibus da empresa.
Motoristas, cobradores e fiscais foram detidos no 38º DP, de Vila Amália (zona norte de São Paulo), e indiciados por estelionato.
Os representantes da empresa só suspeitaram da irregularidade depois de receberem um relatório da SPTrans (São Paulo Transporte), órgão gestor do transporte público na capital, que constatou a violação de lacres.
O crime consistia na adulteração do número de passageiros registrados nas catracas. Os cobradores recebiam o valor, mas não registravam a passagem.
Na terça-feira, dia 8, o gerente de operações da Viação Jaraguá, José Odete da Silva, levou o caso à polícia. Ele afirmou que não sabia estimar o prejuízo da empresa com o golpe, nem desde quando vinha sendo aplicado.
A equipe de investigadores do 38º DP, chefiada por Benedito Sérgio do Nascimento, infiltrou-se entre funcionários e passageiros para apurar a denúncia.
Entre os funcionários detidos estão alguns que já tinham passagem anterior pela polícia.
O motorista Severino Patrício da Silva, por exemplo, já foi autuado por direção perigosa e por atropelamento. Joaquim Alves Caroba foi detido por porte ilegal de arma.
Jaime de Faria Rodrigues, também motorista, responde processo por agressão. O cobrador Carlos Batista Mendes foi condenado anteriormente por furto.
A Viação Jaraguá tem 2.600 motoristas e cobradores. A polícia ainda está apurando se há mais envolvidos na fraude.
O diretor Marco Antonio Piler diz que a empresa vai esperar o resultado do inquérito para tomar qualquer providência.

Texto Anterior: Estudante é morto por ladrões em SP
Próximo Texto: Polícias Civil e Militar adiam greve na BA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.