São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AL pode ser beneficiada com crise, diz Mailson

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega acredita que a crise cambial na Ásia pode beneficiar os países da América Latina.
Segundo ele, caso as taxas de juro norte-americanas se mantenham estáveis, os investidores internacionais que hoje aplicam no mercado asiático podem direcionar seu dinheiro para países como o Brasil.
"A instabilidade na Ásia pode aumentar a atratividade do mercado latino-americano", analisa.
O ex-ministro não vê possibilidades de um ataque especulativo ao Real nesse momento.
Para ele, o problema dos países asiáticos não pode ser generalizado. Ele estaria relacionado a vários anos de altos déficits na conta corrente e à fadiga do modelo de intervenção estatal na região.
"Tudo que está acontecendo deve ser analisado pelo Brasil, mas não significa que o país tenha que alterar sua política cambial", disse.
Por enquanto, acredita, a entrada de investimentos diretos e a captação de recursos no exterior são suficientes para garantir o financiamento do déficit na conta corrente.
Ele não vê possibilidade de o déficit brasileiro chegar a 8% do PIB (Produto Interno Brasileiro), como na Tailândia.

Texto Anterior: Modelo cambial torna países vulneráveis
Próximo Texto: Crise faz Brasil 'lucrar', afirma governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.