São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente recua e veta a MP das viúvas

AUGUSTO GAZIR

AUGUSTO GAZIR; VIVALDO DE SOUSA; RENATA GIRALDI
ENVIADO ESPECIAL A BOQUIM (SE)

FHC assina medida provisória suspendendo artigo que proibia acumular aposentadorias e pensões

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse, em visita a Boquim (SE), que suspenderia ontem mesmo o artigo da MP (medida provisória) que proíbe o acúmulo de aposentadoria e pensão, conhecida como a MP das viúvas.
"A idéia era coibir abusos daqueles que recebem muito e que acabam recebendo mais ainda. Às vezes, você quer dar um tiro para matar um passarinho, mas acerta um elefante. Minha decisão foi corrigir (a MP)", afirmou o presidente durante entrevista aos jornalistas.
Logo depois da entrevista, o ministro Reinhold Stephanes (Previdência e Assistência Social) falou pelo telefone celular com o colega Clóvis Carvalho (Casa Civil) para acertar a modificação. Carvalho acompanhava o presidente na visita a Sergipe.
Segundo informação da Casa Civil, o presidente reeditaria a MP assim que desembarcasse na Base Aérea de Brasília. A reedição da MP deve ser publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" de hoje, com um dispositivo que suprime o artigo que trata do acúmulo. Outras 18 medidas provisórias devem ser reeditadas hoje.
Segundo Fernando Henrique Cardoso, o governo retiraria o artigo para depois estudar se tomaria outra medida sobre o tema, como limitar o corte para quem teve vencimentos maiores.
A MP estava dificultando a aprovação da reforma da Previdência Social no Senado. Até mesmo a base política do governo reclamou da medida, pois prejudicaria viúvas e pensionistas que têm baixa remuneração.
Os partidos de oposição e entidades de aposentados entraram no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a medida.
Em comício numa praça de Boquim, Fernando Henrique afirmou que "cedeu a argumentos" na mudança da MP. "Mandei desfazer a medida porque ela poderia, sem querer, prejudicar viúvas e pensionistas." "O grito não resolve, o argumento ajuda. Quando se argumenta, se entende. Quando não se argumenta, vira-se palhaço", completou ele.
Manifestação
Na frente de Fernando Henrique, a cerca de 50 metros, havia uma manifestação de 20 militantes do PC do B que, no meio do público do comício, protestavam contra o governo.
Fernando Henrique Cardoso visitou Boquim na companhia do presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Estavam presentes também ministros e o governador tucano Albano Franco (SE).

Colaboraram Vivaldo de Sousa e Renata Giraldi, da Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Caixa terá de corrigir FGTS com 44,8%
Próximo Texto: Receita revê estimativa e prevê arrecadar R$ 6,6 bi com a CPMF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.