São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tailândia manteve independência

DA REDAÇÃO

Diferentemente de seus vizinhos do Sudeste Asiático, a Tailândia conseguiu manter a sua independência ao longo do colonialismo implantado na Ásia e na África no século 19.
Ainda assim, os monarcas do antigo Sião perderam grande parte de sua influência regional para os britânicos (na então Birmânia e na Malásia) e os franceses (no Camboja e no Laos).
Atualmente, a Tailândia, e sua capital, Bancoc, são um importante centro regional no Sudeste Asiático, reflexo da antiga influência.
Ocupado pelas tropas japonesas na Segunda Guerra Mundial, o país retomou a sua independência em 1945.
Controlada indiretamente pelos militares e aliada dos norte-americanos, a Tailândia enviou tropas para a Guerra da Coréia no início da década de 1950 e, mais tarde, apoiou Washington durante a Guerra do Vietnã.
O final da guerra, em 1975, levou ao crescimento dos investimentos internacionais na área, bem como a um aumento das relações econômicas entre os vizinhos. A democracia só começou a se fortalecer na Tailândia na metade dos anos 90, com o apoio do rei Bhumibol.

Texto Anterior: Ásia sofre novo ataque especulativo
Próximo Texto: Indonésia é o 4° país mais populoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.