São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários planejam ter 'Gustavo Kuerten mundial'

JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, 20, vai passar por um processo de "globalização".
O objetivo é fazer com que a imagem e o poder de vendas de Kuerten, 12º do ranking mundial, atual campeão de Roland Garros, ultrapassem o âmbito nacional.
Ontem, em São Paulo, as empresas Koch Tavares, brasileira, e Advantange International, norte-americana, que atuam com marketing esportivo, anunciaram planos para gerenciamento da carreira do melhor tenista brasileiro.
"A imagem de Kuerten hoje vale alguns milhões de dólares. Vamos ajudá-lo para que ele não cometa os mesmos erros que vemos em outros atletas jovens", diz Tom George, vice-presidente sênior da Advantage International, que assessora Kuerten há três anos.
A exploração dessa imagem já está começando a ser feita.
As duas empresas pretendem expandir o número de patrocinadores dos atuais dois -banco Real e Diadora, do ramo de material esportivo- para cinco.
Possíveis investidores
A preferência recai sobre empresas de atuação global, como montadoras de automóveis, eletrônicos e do ramo alimentício. Os ramos que estão sendo vetados são o de bebidas alcoólicas e cigarros.
Outro segmento explorado será o de licenciamento de produtos com a imagem de Kuerten, direcionados para crianças, como relógios, cadernos, mochilas, pastas. "Ele é espontâneo, alegre. As crianças gostam dele", diz George.
Os contratos com o banco Real e a Diadora serão renegociados. "Não vou precisar valores, mas o Gustavo vale cinco vezes mais que antes.", afirma Tavares.
"Só que o chefe é ele. Nenhuma decisão, nenhum contrato será firmado sem que Gustavo e sua família concordem", afirma George.
A Koch Tavares ficará com a responsabilidade de gerenciar a carreira no Brasil, e a Advantage cuidará da área internacional.
Entre os atletas que tem sua imagem administrada pela empresa, estão os tenistas Michael Chang (EUA), Steffi Graf (ALE), Richard Krajicek (HOL) e jogadores da NBA como o pivô David Robinson, do San Antonio Spurs.
A "globalização" Kuerten, que está na Alemanha, onde participa do Torneio de Stuttgart, inclui a presença em torneios de exibição, eventos e campanhas publicitárias, no Brasil e exterior.

Texto Anterior: Memórias
Próximo Texto: Hakkinen ofusca 1º duelo na Inglaterra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.