São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dionisio Neto retoma universo pop

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

O diretor Dionisio Neto confronta, em "Desembestai!", tradição e modernidade, erudito e popular, convivência e intolerância. A peça estréia hoje na Jornada Sesc e retoma a temática urbana de "Opus Profundum", sua peça anterior.
Numa cidade perdida chamada D., condôminos de um edifício lêem notícias sobre barbaridades cometidas por dois "serial killers" adolescentes, sem saber que a dupla também ocupa o mesmo prédio.
Nos apartamentos, interagem personagens como um travesti (cego e "grávido"), uma ministra da economia (com inibição sexual), uma boxeadora e uma "candidata a mito da modernidade". Esta, na pele da atriz Iara Jamra.
O universo de referências pop sempre foi campo farto para a criação de Dionisio. Dessa vez, quem congrega os símbolos do mundo descartável é a dupla de garotos assassinos. Muala (Gabriel Pinheiro) e seu amigo (o próprio Dionisio, chamado apenas "o sobrevivente") são personagens chaves e, segundo o diretor, encarnam à perfeição o adolescente contemporâneo.
"Eles são essa coisa fashion, meio forjada, sem ideologia, drogados e sem interesse em movimentos culturais", diz Dionisio. Muala, 14, e o sobrevivente, 16, transam com todo o mundo. "Transam homens e mulheres, defuntos, transam entre eles..."
As sete partes que compõem o espetáculo -cinco no primeiro e duas no segundo ato- remetem a cada um dos sacramentos professados por Cristo: batismo, crisma, eucaristia, confissão, ordem, matrimônio e extrema-unção.
Na primeira parte da peça, cujo mote é o sacramento do batismo, duas prisioneiras, que são amantes, desejam ser rebatizadas. "Elas são contra o nome que receberam e querem assumir uma nova identidade", afirma.
A eucaristia, terceira parte do espetáculo, une um terrorista de aluguel ("ele atende por um disque 900") a um cientista que inventou o "corpo diet de Cristo".
O diretor, que é fã de histórias em quadrinhos, inventou um super-herói em crise existencial para protagonizar a última parte do primeiro ato, representada pelo sacramento da ordem. A dupla formada pelo travesti e pela boxeadora foi escolhida para ilustrar a extrema-unção dos enfermos, sétimo e último sacramento.

Peça: Desembestai!
Quando: hoje (21h) e domingo (20h)
Onde: teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245), tel. (011) 256-2281
Quanto: R$ 10 e R$ 5

Texto Anterior: Local só vale pelo evento
Próximo Texto: Inocentes mostra 'Ruas' no Centro Cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.