São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
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Local só vale pelo evento

CELSO FIORAVANTE
DO ENVIADO ESPECIAL A MÜNSTER

O evento "Sculpture Project", que acontece a cada dez anos e que vai até 28 de setembro, é uma oportunidade única para se conhecer Münster, já que, além dele, a cidade pouco oferece.
Com uma população de 280 mil habitantes (cerca de 60 mil estudantes universitários), a atual Münster é apenas um "remake" da original, que foi praticamente destruída na Segunda Guerra. Mas vale pelas esculturas ao ar livre que permaneceram das versões anteriores do projeto, em 1977 e 1978, como as de Claes Oldenburg, Keith Haring e Sol LeWitt.
Para a edição deste ano, o norte-americano Dan Grahan criou "Fun House for Münster", um ambiente em aço e vidros espelhados. A obra cria uma ilusão de ótica entre seus espectadores, que se vêem dentro do espaço, quando estão fora, e fora, quando estão dentro. Localizado próximo a um playground, rapidamente conquistou as crianças do local.
Em "100 Braços de Guan-yin", o artista chinês Huang Yong Ping criou um suporte para dezenas de braços que seguram objetos de uso cotidiano. A escultura reúne índices de sua cultura natal (o Buda dos mil braços), da história da cidade (o crucifixo da igreja de St. Ludgeri, que perdeu os braços na Segunda Guerra) e da história da arte (o "Porta-Garrafas", de Marcel Duchamp).
"A-Z Ilhas Desertas", de Andrea Zittel (também selecionada para a Documenta), lida com conceitos recorrentes na produção da artista californiana, como experiências pessoais em espaços privados, o desejo e a impossibilidade. Criou ilhas plásticas semelhantes a pedalinhos, mas sem os pedais.
Podem causar decepções os trabalhos apresentados pelo norte-americano Sol LeWitt e pelo canadense Stan Douglas. O primeiro criou uma escultura em pedra inferior à sua produção. Por problemas técnicos, a de Douglas não foi realizada e o que se apresenta é apenas uma maquete.
"Ficamos muito felizes em saber que um artista como Sol LeWitt definitivamente queria participar do projeto. Não estamos interessados em criar um dogma ou um estilo criativo", justificou König.
Uma outra razão para a visita é que ninguém sabe se o projeto terá uma 4ª edição em 2007. "Essa terceira versão cria uma espécie de tradição, mas não é a nossa intenção. Estamos dentro em um processo orgânico e não queremos institucionalizá-lo", disse König.

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