São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio em hotel mata 78 na Tailândia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Ao menos 78 pessoas morreram, entre elas 10 estrangeiros, no incêndio ocorrido ontem em um hotel da cidade litorânea de Pattaya (200 km a sudeste de Bancoc, a capital da Tailândia).
O incêndio no Royal Jomtien Resort Hotel, com 16 andares e 400 quartos, deixou ainda outras 65 pessoas feridas.
A maioria dos mortos era tailandês -entre os estrangeiros, havia seis húngaros, três, sul-coreanos e um, de nacionalidade desconhecida. Ao menos duas crianças estavam entre as vítimas do fogo.
O ministro do Interior da Tailândia, Snoh Thienthong, atribuiu o grande número de mortos à administração do hotel. As portas das saídas de emergência estavam trancadas para evitar que clientes fugissem sem pagar a conta.
"O alarme de incêndio e os sprinklers não funcionaram", disse Sutcharit Pathchiman, governador da Província de Chonburi, onde está situada Pattaya.
O fogo começou no café do Jomtien Resort, localizado no andar térreo, por volta das 8h30 (23h30 de anteontem em Brasília) para depois se espalhar por outros andares. A polícia afirmou que o incêndio foi provocado pela explosão de um cilindro de gás que estava na cozinha.
O número de mortos e feridos deve subir à medida em que avançam os trabalhos das equipes de resgate. "O número de mortos pode chegar a cem", disse um dos bombeiros. "No último andar do hotel nós achamos corpos em quase todos os quartos em que entramos", acrescentou.
Autoridades tailandesas disseram que o incêndio de ontem foi o pior já ocorrido em um hotel da Tailândia.
Vários hóspedes foram resgatados por helicópteros a partir do topo do edifício. Muitos eram vistos das janelas do prédio gritando por socorro. Um homem morreu ao saltar do 11º andar para evitar as chamas.
No Jomtien Resort Hotel estavam cerca de 300 pessoas, a maioria tailandeses que frequentavam um seminário. Membros das equipes de resgate disseram que os tailandeses escaparam pelas escadas a partir dos quinto e sexto andares, onde os seminários ocorriam.
As vítimas do fogo ficaram presas entre andares que estavam em chamas.

Texto Anterior: Estação russa Mir deve ser consertada na próxima semana
Próximo Texto: Terremoto na Venezuela já matou 68
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.