São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 60 anos, país recebeu cerca de 7 milhões de estrangeiros

DA REPORTAGEM LOCAL

O maior fluxo de imigrantes para o Brasil aconteceu entre 1870 e 1930 -cerca de 5 milhões a 7 milhões de estrangeiros chegaram ao país nesse período. Esses cálculos não incluem os africanos trazidos para o país como escravos.
Antes dessa época, o número de oriundos de outros países que não Portugal a entrar no Brasil foi relativamente pequeno porque o governo português controlava rigidamente essa entrada.
A maioria deles se instalou nas regiões Sul e Sudeste do país, onde a necessidade de mão-de-obra era mais forte, em especial para a agricultura.
A tendência de os imigrantes irem para essas regiões continua a prevalecer na entrada mais recente de estrangeiros.
Assim, mais de 70% dos 17.178 vistos de trabalho concedidos no ano passado pelo governo foram para profissionais que se instalaram nos Estados de São Paulo e do Rio. Os dados do Ministério do Trabalho não abrangem algumas categorias, como diplomatas, religiosos, estudantes e jornalistas, cujo ingresso no país segue trâmites específicos.

Texto Anterior: Legislação brasileira de imigração é severa
Próximo Texto: Crescem casos de Aids no interior de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.