São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova ala de Cumbica só terá maquinário hi-tech

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em dez dias a empresa encarregada de fazer o projeto para a construção do terminal 3 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, vai ser conhecida.
A licitação está em sua fase final. A data para a construção do novo terminal ainda não está definida.
O novo terminal será equipado com plataformas de vôo adequadas às novas aeronaves, que carregarão até 800 pessoas por viagem.
No projeto do novo terminal também está incluída a instalação de um "people mover" -um minitrem que leva as pessoas de um terminal a outro. Atualmente, Cumbica dispõe de dois terminais de embarque e desembarque nacionais e internacionais.
É o aeroporto que mais movimenta passageiros e o segundo maior tráfego aéreo do país - 12.931.506 passageiros e 152.282 pousos e decolagens, respectivamente em 96, segundo dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).
Segundo o engenheiro e chefe de planejamento e projetos do Departamento de Engenharia da Infraero, Paulo Ramos Pinto, o terminal 3 terá ainda os mais modernos equipamentos de sinalização visual e de comunicação disponíveis no mercado, na época de sua construção, ainda não definida.
"Um dos requisitos para a empresa encarregada de projetar o novo terminal é usar só o que houver de mais novo no mundo. Os aeroportos hoje usam equipamentos que estão no mercado já há algum tempo", diz Pinto.
Outra novidade que pode ser introduzida no novo terminal é o "people mover". "Essa comodidade está prevista no projeto, mas ainda precisa ser confirmada. Isso vai depender do seu custo na época em que o terminal estiver sendo construído", diz o engenheiro.
O Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) será o primeiro no país a ter instalações para os superaviões. O terminal 2 do aeroporto, em construção, já tem plataformas especiais para as aeronaves.
A esteira rolante, uma comodidade para os passageiros em vários aeroportos internacionais, também será instalada no Galeão.
O aeroporto carioca é o quinto do país em movimento de aeronaves -80.149 pousos e decolagens em 96- e o segundo em transporte de passageiros -5.492.285 pessoas em 96, quase a metade de Cumbica e um pouco à frente do aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, que teve movimento de 5.478.531 passageiros em 96.

Texto Anterior: Sotaque pode confundir tripulação e passageiros
Próximo Texto: Política é principal tema de encontro da SBPC em BH
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.