São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás prepara parceria na Venezuela

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Uma comissão de técnicos da Petrobrás irá na próxima semana à Venezuela conhecer as áreas de exploração e produção de petróleo que a estatal PDVSA (Petroleo de Venezuela S/A) vai oferecer para exploração conjunta com a estatal brasileira.
Em contrapartida, os técnicos da Petrobrás levarão para os venezuelanos detalhes sobre as fatias do mercado brasileiro de combustíveis que, no futuro, seria abastecida com produtos derivados do petróleo venezuelano.
A Petrobrás, terceira maior empresa da América Latina, segundo ranking da revista "America Economia", e a PDVSA, primeira colocada no mesmo ranking, estão acertando os detalhes para a criação da empresa conjunta Petro América, destinada a explorar petróleo na Venezuela e vender no Brasil e em outros mercados.
Segundo o vice-presidente-executivo da Braspetro, José Coutinho Barbosa, um dos efeitos da associação poderá ser a criação de outra nova empresa, especificamente para atuar como distribuidora de combustíveis no Brasil.
Essa empresa concorreria com a BR (subsidiária da Petrobrás) e com as demais empresas do setor que hoje atuam no Brasil.
A Braspetro, braço internacional da Petrobrás, é a responsável pelas negociações com os venezuelanos.
Distribuição
Coutinho Barbosa disse que a distribuição de combustíveis venezuelanos no Brasil poderá começar mesmo antes de se obter os primeiros resultados na exploração conjunta de óleo em território da Venezuela. Ainda não há prazo para o início das operações.
A associação da Petrobrás com a PDVSA só deverá se formalizar após a aprovação da lei que vai regulamentar a flexibilização do monopólio estatal do petróleo no país.
A Petrobrás tem hoje a exclusividade da exploração, produção, refino, importação e transporte de petróleo. A aprovação da nova lei deve acontecer até agosto.

Texto Anterior: Tele quer pagar em dinheiro
Próximo Texto: Albacora Leste é vedete de contratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.