São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997 |
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Cleveland é 'hora da verdade' para motor
FÁBIO SEIXAS
Se em 96 as atenções estiveram voltadas para os pneus, com 10 vitórias da recém-chegada Firestone, contra 6 da Goodyear, agora, com a disputa equilibrada, os motores ganharam maior destaque. Até agora, a vantagem é da Mercedes-Benz, que, a partir da quarta etapa, venceu todas as provas. Foram três vitórias de Paul Tracy (Nazareth, Rio de Janeiro e Madison), duas de Greg Moore (Milwaukee e Detroit) e uma de Mark Blundell (Portland). No campeonato de motores, a fábrica alemã, que atua em parceria com a Illmor, tem 175 pontos, 36 de vantagem sobre a Ford. A Honda vem em terceiro, com 134 pontos. A Toyota, que está iniciando seu projeto na Indy, conseguiu apenas 3 pontos neste ano. Conforme a temporada foi chegando à sua metade, começaram as especulações sobre o lançamento de novas versões dos motores. A Mercedes, apesar da vantagem alcançada, lançou em Portland uma evolução de seu modelo IC 1. Em Cleveland, a Ford-Cosworth não deixa por menos. Lança sua evolução do motor XD, que já era utilizada em treinos desde a segunda corrida da temporada. Na prática, a mudança representa uma potência extra de dez cavalos. "Essa evolução ainda é uma incógnita. Só usamos em treinos", disse Raul Boesel, da Brahma-Patrick, um dos dois brasileiros a contar com a nova versão. O outro é Christian Fittipaldi, da equipe Newman-Haas. Texto Anterior: Feitos de Barrichello sustentam a Stewart Próximo Texto: Ford e Honda já dão primeiros sinais de evolução Índice |
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