São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
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Cleveland é 'hora da verdade' para motor

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O GP de Cleveland, décima etapa da Indy, hoje, promete ser um capítulo importante na guerra dos motores decretada nesta temporada.
Se em 96 as atenções estiveram voltadas para os pneus, com 10 vitórias da recém-chegada Firestone, contra 6 da Goodyear, agora, com a disputa equilibrada, os motores ganharam maior destaque.
Até agora, a vantagem é da Mercedes-Benz, que, a partir da quarta etapa, venceu todas as provas.
Foram três vitórias de Paul Tracy (Nazareth, Rio de Janeiro e Madison), duas de Greg Moore (Milwaukee e Detroit) e uma de Mark Blundell (Portland).
No campeonato de motores, a fábrica alemã, que atua em parceria com a Illmor, tem 175 pontos, 36 de vantagem sobre a Ford.
A Honda vem em terceiro, com 134 pontos. A Toyota, que está iniciando seu projeto na Indy, conseguiu apenas 3 pontos neste ano.
Conforme a temporada foi chegando à sua metade, começaram as especulações sobre o lançamento de novas versões dos motores.
A Mercedes, apesar da vantagem alcançada, lançou em Portland uma evolução de seu modelo IC 1.
Em Cleveland, a Ford-Cosworth não deixa por menos. Lança sua evolução do motor XD, que já era utilizada em treinos desde a segunda corrida da temporada.
Na prática, a mudança representa uma potência extra de dez cavalos. "Essa evolução ainda é uma incógnita. Só usamos em treinos", disse Raul Boesel, da Brahma-Patrick, um dos dois brasileiros a contar com a nova versão.
O outro é Christian Fittipaldi, da equipe Newman-Haas.

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