São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor se sente "vingado"

RICARDO BONALUME NETO
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Na noite de sexta-feira, o responsável pelo projeto Pathfinder deu seu julgamento sobre a primeira semana da Pathfinder em solo marciano: "Maravilhosa".
Anthony Spear diz se sentir "vingado": "Os críticos mais diplomáticos diziam: 'Você tem poucas chances de pousar'. Os mais diretos, 'Pare esse projeto agora'. Agora que é um grande sucesso, é ótima a sensação de lembrar essas conversas com os supostos especialistas".
Segundo a Nasa, tudo aconteceu de acordo com o previsto: a aterrissagem com os "airbags" foi um sucesso, apesar de o procedimento nunca ter sido testado antes, o robô já fez análise de uma rocha, e a sonda já enviou milhares de fotos, além de informações sobre a atmosfera e a temperatura.
Mas houve duas pequenas falhas, ambas causadas pela equipe que comanda o robô Sojourner.
A primeira ocorreu quando o minijipe estava se posicionando para colocar o aparelho que faz as análises geológicas em contato com a rocha Yogi.
O Sojourner estava se movendo rápido demais e acabou se chocando levemente com ela -sem danos. Após sensores detectarem o choque, ele foi paralisado com uma das rodas sobre a rocha.
A segunda aconteceu porque os comandos para reposicionar o robô foram enviados ao espaço 11 minutos antes que os receptores fossem ligados.
Mas, a julgar pelo público na Internet, a missão é realmente um sucesso: A a Nasa recebeu 150 milhões de acessos em uma semana.

Texto Anterior: Apesar do marketing da Nasa, sonda Pathfinder ainda deve ciência
Próximo Texto: Robô Sojourner se 'desvencilha' de rocha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.