São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997 |
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Mercedes CLK traz luxo com esportividade
HENRIQUE SKUJIS
A marca alemã apresentou para a imprensa brasileira o CLK -abreviação, em alemão, das palavras compacto, leve e curto. O carro poderia ser considerado uma versão cupê da Classe E: traz os faróis dianteiros redondos e traseira igual. Mas existem muitas diferenças entre os dois carros. A maior delas é o tamanho. Com 4,56 metros de comprimento, o CLK é 23 cm menor que o sedã Classe E. Em relação à Classe C (categoria menor da Mercedes), o CLK é 8 cm maior. Além disso, os faróis dianteiros são menores e ainda mais ovalados. Outra diferença está nos pára-lamas, mais arredondados. Compressor A Folha acelerou o CLK com motor 2.3 Kompressor, o mesmo que equipa o roadster (conversível de dois lugares) SLK, já à venda no Brasil. Com 2.295 centímetros cúbicos e 16 válvulas, o motor do CLK tem 193 cavalos de potência. A função do compressor é resfriar e aumentar a quantidade de ar que vai para os cilindros. Assim, a potência e a força do motor são elevadas, principalmente em baixas rotações. O princípio usado pela Mercedes é que quanto mais ar for admitido pelos cilindros, mais gasolina poderá ser misturada. Durante a avaliação, a Folha pôde constatar a força do carro em baixas rotações. As retomadas de velocidade acontecem facilmente e as altas velocidades são alcançadas rapidamente e com segurança. O interior traz todo o luxo do Classe E, porém é mais apertado. Os passageiros de trás, que sentam em bancos individuais, têm bom espaço para os ombros e pouco para as pernas e para a cabeça. A posição de dirigir é típica dos cupês: o banco é baixo e o motorista não tem uma visibilidade ideal. Europa O CLK foi apresentado em janeiro, no Salão do Automóvel de Detroit, e começa a ser vendido na Europa em setembro. O público brasileiro poderá conhecê-lo durante o Brasil Motor Show (exposição que acontecerá em outubro, em São Paulo). Após o evento, o carro já estará à venda. Além do motor 2.3 Kompressor, o CLK terá mais duas opções de motor: 2.0 e o recém-lançado 3.2 V6. Como todo cupê, está disponível apenas na versão duas portas. Os preços ainda não estão definidos, mas devem ficar entre US$ 90 mil e US$ 110 mil, dependendo do motor. (HS) Texto Anterior: País terá mais 7 marcas até o ano 2000 Índice |
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