São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
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País terá mais 7 marcas até o ano 2000

Honda será a 1ª, em outubro

DA REPORTAGEM LOCAL

A chegada da mais nova marca nacional, a Honda, em outubro próximo, dá início a uma enxurrada de novas montadoras estrangeiras que se instalam no Brasil.
Até o ano 2000, a previsão é chegar a, pelo menos, sete novas marcas de automóveis e picapes: Audi, Chrysler, Honda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Renault e Toyota.
Todas essas já estão confirmadas, mas outras marcas ainda não deram a resposta oficial, como a francesa Peugeot e a inglesa Land Rover (do grupo BMW), que deve montar o jipão Defender.
Já as coreanas, em vez de automóveis, optaram pelos veículos utilitários. A Kia Motors vai produzir um caminhão leve, o Bongo, a partir de junho de 1999. A Asia, também em 1999, começa a montar 36 mil microvans Towner e 24 mil vans Topic, por ano. A Hyundai chega antes, em 1998, com a produção anual de 40 mil vans H-100.
Entre as futuras fabricantes, duas não são realmente novidade para o público brasileiro. A Toyota, que fabrica desde 1959 o antigo jipe Bandeirantes, inicia em 1998 a produção de seu primeiro automóvel no país, o Corolla.
Já a Chrysler vai fazer em 1998 sua reapresentação no mercado nacional com a picape Dodge Dakota, já que a marca chegou a produzir carros no país até ser comprada pela Volkswagen, em 1981.
Além de aumentar a opção de oferta para o consumidor, essa avalanche de novos modelos ajudará a acirrar ainda mais a concorrência com as montadoras atuais.
O preço, que deve baixar na maioria dos modelos, será certamente o item mais afetado.
É difícil calcular qual será a redução, mas há um exemplo: o Audi A3, importado por cerca de US$ 40 mil, deve cair para US$ 30 mil na versão nacional -ficará cerca de 25% mais barato.

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