São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
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CARTAS

* "Por que o motor 2.0 com injeção eletrônica, quando frio, pega na primeira e, quando aquecido, às vezes demora para pegar?"
Toilóri Kozarini (Atibaia, SP)
Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, durante o funcionamento do motor, os bicos injetores são resfriados com a circulação de combustível. Quando se desliga o motor, a circulação é interrompida, fazendo com que a temperatura se eleve e se forme vapor de combustível no interior dos bicos.
Ao tentar nova partida com o motor quente, levará mais tempo para que o vapor seja expelido dos bicos e o motor comece a funcionar normalmente. Yoshimura explica ainda que algumas montadoras, como Nissan e Renault, têm alterado os bicos injetores para reduzir o tempo de partida a quente.

* "Comprei um Fiesta 16V, na concessionária Florisa, que apresentou diversos ruídos internos. Soube que os barulhos são característicos do carro. Em seis meses, ele esteve na oficina 16 vezes."
Adriano Vilela (Florianópolis, SC)
Resposta
A Ford disse que contatou o cliente, que deverá encaminhar o veículo ao distribuidor Dimas.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que houve vistoria por um engenheiro indicado pela montadora. Segundo Vilela, o reparo ficou agendado para a revisão dos 15.000 km, que deverá acontecer nesta semana.

* "Tenho um Gol CL 92 1.6, motor CHT. Percebi que o cárter havia trincado, provavelmente por causa de uma batida por baixo. Fui à concessionária Servopa para trocar a peça e instalar a proteção do cárter. Ao retirar o carro, constatei uma vibração em baixa rotação. Gostaria de saber se isso é normal e se o protetor de cárter é uma peça original de fábrica."
Marco Aurélio da Silva (Curitiba, PR)
Resposta
A Volkswagen informou que o protetor de cárter não equipa originalmente nenhum de seus modelos, mas que é um acessório comercializado nas concessionárias autorizado pela VW. Quanto à vibração, a montadora aconselha o cliente a se dirigir ao gerente de serviços da revenda Servopa, para verificar a instalação do acessório.

* "Comprei uma S10 em agosto de 95. Até os 10.000 km, estava normal, mas depois começaram os problemas. O carro esteve na concessionária 11 vezes. Hoje, com 35.000 km, apresenta superaquecimento da cabine e carroceria rangendo, além de problemas na suspensão e no freio."
Antonio Simões Paiva Filho (Fortaleza, CE)
Resposta
A General Motors informou que o problema alegado pelo cliente foi solucionado em definitivo.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que a revenda recebeu o carro como entrada na compra de uma S10 cabine estendida.

* "Comprei meu Gol CLi, ano 95, na revenda Copava. Logo após a revisão dos 20.000 km, percebi um forte barulho no motor. Retornei à oficina e disseram que o reparo seria por minha conta, já que o veículo estava fora da garantia. No serviço de atendimento ao cliente, disseram que passariam o caso para a Copava, que, em dois dias, entraria em contato comigo. Aguardo até hoje."
Maurício Geraldo Socoloski (Curitiba, PR)
Resposta
A Volkswagen informou que contatou a concessionária Copava e a orientou a reavaliar o veículo do cliente. Para isso, o gerente de serviços irá falar com o cliente. Se for verificada a responsabilidade da autorizada no problema apontado, e tendo sido cumprido o plano de manutenção, a correção será feita sem qualquer custo adicional.

O leitor informou que seu veículo foi avaliado pelo gerente de serviços. Segundo Socoloski, o gerente precisa de uma autorização da montadora para executar o serviço e ela até hoje não foi obtida.

* "Comprei um Vectra 94 equipado com câmbio automático. Mas estou decepcionado com o consumo, de 5,2 km/l na cidade. Quero saber qual é o consumo aproximado desse veículo."
Tadeu Caruso (e-mail)
Resposta
A General Motors disse que não pode fornecer dados de consumo de veículos usados, em função de eles apresentarem diferentes situações de conservação e de uso. Os dados oficiais de consumo desse modelo, para o veículo original zero quilômetro, é de 9,3 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

* "Soube que a fila de espera para o Polo era de uma semana. Há três meses espero o carro em várias concessionárias, e nada. Gostaria de saber qual a revenda que garante uma fila de espera de uma semana ou 15 dias."
Ana Paula Giusti (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen disse que pelo seu escritório regional irá assessorar a leitora a localizar o veículo.

A leitora informou à Folha que já conseguiu adquirir o veículo.

* "Contatei o centro de atendimento da GM em fevereiro, para uma orientação sobre um defeito no ar-condicionado do meu Vectra GLS, ano 96. A revenda Litoral não tinha a peça, e o serviço de atendimento da montadora informou não saber quando a peça poderia ser enviada à revenda."
Enéas A. Carneiro do Prado (São Paulo, SP)
Resposta
A General Motors informou que o problema foi solucionado.

O leitor afirmou que a peça foi trocada, mas que o ar-condicionado ainda não apresenta desempenho satisfatório.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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