São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Mulher que é Rh negativo tem de ser esperta para proteger o filho

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Precisei fazer exame de sangue e descobri que ele é Rh negativo. Minhas amigas disseram que não vou poder ter filhos. Meu namorado é Rh positivo. O que eu faço?"

resposta Mas cada amiga-da-onça que a gente arruma por aí, hein? Não existe nada disso que elas disseram. Uma mulher Rh negativo pode ter filhos sem qualquer problema. Basta que o bebê seja submetido a alguns exames depois que nasce e que a mulher tome uma espécie de vacina, se for necessário.
O Rh é um "fator" que existe no sangue. A mulher Rh negativo não tem esse fator. Isso significa que se o filho tiver (o que pode acontecer quando o pai é positivo), ela pode desenvolver anticorpos contra esse fator.
Esses anticorpos só trazem risco para a gestação seguinte. Se o novo feto for Rh positivo, esses anticorpos podem atacar as células do seu sangue, trazendo uma série de problemas de saúde e risco de vida.
A melhor maneira de prevenir a doença é fazer exame de sangue do pai e da mãe. Se a mulher for negativa e o marido positivo, o médico fica de olho no feto. Assim que o bebê nasce, também faz a tipagem do sangue. Se for Rh positivo, a mãe recebe a "vacina".
Essa vacina neutraliza o fator que veio do filho e evita que a mãe produza anticorpos. A vacina tem de ser tomada, de preferência, nas 72 primeiras horas após o parto. A cada gestação, se o novo bebê for positivo, a mãe toma a vacina. Assim, protege o filho seguinte. Mulheres Rh negativo que fizeram ou sofreram aborto também devem tomar. Certo?

Texto Anterior: "A pior droga é a ignorância"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.