São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento vai gerar notas musicais e de dólar

DA ENVIADA ESPECIAL

O ritmo latino, bastante difundido em Miami pelo cerca de 1 milhão de hispânicos que vivem na região metropolitana da cidade, será tema de um grande evento internacional do mercado musical, que acontece em Miami Beach, entre os dias 8 e 11 de setembro próximos: o Midem para a América Latina e o Caribe.
O evento, bastante conhecido em Cannes (França), pretende agora focalizar o diversificado mercado latino e divulgá-lo entre os empresários de todo o mundo.
Produtores, agentes, gravadoras e distribuidoras terão a chance de explorar esse mercado, negociar licenças musicais e direitos.
A expectativa é que mais de 1.300 executivos da indústria musical de 18 países visitem o Midem, injetando na economia local cerca de US$ 17,5 milhões.
Entre os mais de 80 exibidores que se haviam inscrito até junho, três são brasileiros: os selos Paradoxx Music e Ritmo Quente e a distribuidora HPI Produções.
Shows para todos os gostos
Ao longo dos quatro dias previstos para o evento -que incluem exposições, mesas-redondas e conferências-, também estão programados para acontecer, em vários pontos de Miami Beach, mais de 40 shows musicais com artistas de diversos países.
Ritmos como salsa, merengue, samba, tango, reggae e, claro, canções latinas românticas já fazem parte do programa.
A organização do Midem irá destinar uma cota de ingressos para o público interessado em participar do evento.
A quantidade e o preço dos ingressos ainda não foram definidos.
Mercado latino
Segundo o comitê de organização do Midem, a escolha de Miami para ser a sede do evento se deu porque a região é conhecida como porta de entrada da cultura hispânica e a capital do entretenimento da América Latina.
A idéia de criar um evento enfocando o mercado musical latino-americano e caribenho surgiu do crescimento da indústria da música nessas regiões.
As vendas musicais na América Latina cresceram 33% em 1995, chegando a US$ 2 bilhões.
O mercado musical da América Latina e do Caribe representa mais de 5% das vendas de discos realizadas em todo o mundo.
Também foi o mercado que mais cresceu em vendas de CDs: 40% por ano, entre 1991 e 1995.
O Brasil e o México estão entre os dez maiores mercados musicais do mundo. A indústria musical brasileira movimentou, no ano passado, US$ 1,4 milhão.
História
Lançado em 1967, o Midem é um evento que acontece em janeiro, em Cannes, atraindo agentes, produtoras, gravadoras e distribuidoras da indústria da música.
Além de painéis de negócios, acontecem, durante o encontro, shows musicais e eventos de gala.
As empresas expositoras oferecem desde licenças musicais até as últimas novidades em gravações e tecnologias de distribuição.
Cerca de 10 mil pessoas, representando 1.400 companhias e 69 países, participaram do evento deste ano, na França.
Há dois anos, o Midem Asia estreou em Hong Kong.

Evento: Midem para a América Latina e Caribe
Quando: de 8 a 11 de setembro
Onde: Centro de Convenções de Miami Beach

Texto Anterior: Miami busca crescimento com luz e som
Próximo Texto: Cidade renova cozinha cubana e mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.