São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flores têm mercado de R$ 1,1 bi

Cresce o número de produtores

VERENA GLASS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A produção de flores no Brasil, que existe como cultura de mercado há apenas 20 anos, é hoje uma das atividades que apresenta maior crescimento no país.
Segundo dados do Ibaflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), em 96 o varejo de flores movimentou no país cerca de R$ 1,1 bilhão.
Na década de 60 já existia no Brasil uma pequena produção de flores, mas foi a partir do final dos anos 70 que chegaram ao país, por meio dos imigrantes holandeses, modernas tecnologias de cultivo.
A Cooperativa Holambra, em Jaguariúna (SP), congrega atualmente grande parte dos produtoras de flores mais tecnificados do Estado de São Paulo, responsável por 80% da produção do país.
Para Francisco Borges, presidente da Ibraflor, o mercado de flores no país foi favorecido pelo Plano Real.
O número de produtores vem aumentando (hoje são cerca de 3.600). Segundo ele, nos últimos dois anos houve um forte crescimento das vendas no mercado interno.
Pelas estimativas do Ibraflor, a produção de flores no Brasil ocupa atualmente cerca de 4.500 ha, incluindo 710 ha de cultivo em estufas.
Também houve uma melhoria significativa na qualidade das flores, segundo Borges.
"A novidade é que a produção de flores para vasos e jardinagem vem aumentando, superando, em algumas épocas do ano, a produção de flores para corte", diz Joaquim Antonio de Freitas, do setor de vendas da Holambra.
Arno Boettcher, proprietário da Roselândia, acredita que esse aumento é resultado de uma mudança no gosto dos brasileiros.
"Por muito tempo as folhagens dominaram os jardins no Brasil. Já os europeus, que querem cores vivas e variadas após a monotonia invernal, aperfeiçoaram o cultivo de flores. Com as facilidades de viajar, os brasileiros conheceram os jardins europeus, tomando gosto pelo seu colorido", afirma ele.

Texto Anterior: Trigo ganha aliado virtual contra doença
Próximo Texto: Roselândia antecipa a primavera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.