São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Abatida de cara; Reage Congresso; Cansado dos xiitas; Paralisação insólita; Visões opostas; Santo novo; Recreio socialista; Primeira crise; Enviado palaciano; Passando o mico; Cabo-de-guerra; Fogueira das vaidades; Bat-Serjão; Impasse nos quilombos; Gaveta judicial; Só falta o dinheiro; Enésima tentativa

ENVIADO PALACIANO

Abatida de cara
O Planalto enviou a alguns senadores ordem para não dar gás à CPI dos Bancos, recomendada no relatório final da CPI dos Precatórios. Em campanha reeleitoral, FHC não quer marola.

Reage Congresso
Michel Temer e ACM cogitam convocar cadeia de rádio e TV ou negociar com a mídia espaço para que Câmara e Senado divulguem um balanço dos projetos aprovados neste ano.

Cansado dos xiitas
Contrariado com a esquerda petista, que o criticou no caso Cpem, Lula se vingará no Encontro Nacional. Pela primeira vez, sairá das ações de bastidor para assumir a candidatura de Zé Dirceu à presidência do PT.

Paralisação insólita
Vinte e nove prefeituras do Paraná deverão entrar em greve entre os dias 16 e 24 deste mês. Protestarão contra o FEF e o governador Jaime Lerner (que não estaria repassando verbas).

Visões opostas
Ao contrário de Luís Eduardo, Michel Temer quer tentar votar o 2º turno da reforma administrativa na Câmara neste mês.

Santo novo
Ainda enciumados com a entrega do DNER de Minas a Newton Cardoso, os tucanos dizem que FHC e o PMDB criaram uma nova versão do mandamento franciscano: "É dando que não se recebe".

Recreio socialista
Roberto Freire (PPS-PE) já tem programa para o recesso branco do Congresso no final do mês. Está convidando um grupo de senadores para ir a Vallegrande, na Bolívia, visitar a região onde Che Guevara foi morto.

Primeira crise
Com a entrada de Jaime Lerner no PFL do Paraná, Stephanes (Previdência) quer disputar o Senado em 98. Falta combinar com o ex-prefeito Rafael Grecca, que também cobiça o cargo.

Líder do PMDB, Geddel Lima pedirá a Carlos Apolinário, relator da lei eleitoral, que reduza as restrições ao uso da máquina. Mas não abre mão do critério de contagem de tempo na TV que beneficia o seu partido.

Passando o mico

Cabo-de-guerra
Serjão fincou o pé. Não quer abrir mão de um centavo da privatização das teles para viabilizar acordo em torno do FEF.

Fogueira das vaidades
Os líderes governistas só não apoiaram a proposta de compensar os municípios em 80% (em três anos) pelas perdas do FEF porque Inocêncio (PFL) apareceu como o pai da idéia.

Bat-Serjão
Super-herói entre os tucanos, Sérgio Motta buscou, no cinema, mais inspiração para as lutas do dia-a-dia: sábado, em São Paulo, viu "Batman & Robin".

Impasse nos quilombos
O projeto de demarcação das terras dos antigos quilombos vive um impasse: a Fundação Palmares, uma autarquia ligada ao Ministério da Cultura, quer ter o poder de cuidar da demarcação, coisa que o Incra não aceita.

Gaveta judicial
Há oito anos tramita no Rio ação popular, do Sindicato dos Economistas de São Paulo, contra Sarney. Pede devolução ao Tesouro dos gastos da comitiva de 150 pessoas que foi festejar os 200 anos da Revolução Francesa.

Só falta o dinheiro
O Incra enviou ao Tesouro pedido de verba para 39 assentamentos no Mato Grosso.

Enésima tentativa
O governador José Maranhão (PB) tenta fazer com que o presidente do PMDB, Paes de Andrade (CE), convoque eleições em agosto para os diretórios.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
- Como ex-aluno da antropóloga Ruth Cardoso, e usando desse corporativismo, gostaria que ela saísse do muro e, assim como defendeu ACM em público, se manifestasse explicitamente a favor do projeto de parceria civil entre gays.

Próximo Texto: O bigode do governador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.