São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997![]() |
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Norma determina vôo a 330 m
PAULO PEIXOTO
Essa norma, segundo o capitão, é internacional. Isso significa que o piloto Célio Rodrigues deveria se manter a 330 m acima do monumento do Cristo, que está localizado no local mais elevado da cidade de Conselheiro Lafaiete, onde ocorreu o acidente anteontem. Várias testemunhas afirmaram que o piloto voava a cerca de 20 m do solo, dando rasantes. Reis disse que a norma internacional só é alterada em casos de vôos sobre regiões sem habitação. Nesse caso, deve ser mantida a altura mínima de 500 pés (cerca de 165 m) do ponto mais elevado. Essa altura mínima, segundo o capitão, é considerada suficiente para que o piloto possa "raciocinar e planejar" um pouso forçado no caso de o avião apresentar algum defeito. O capitão-aviador, no entanto, evitou considerar que o piloto tenha sido imprudente. "Não podemos afirmar nada sem eliminar todas as possibilidades", disse Reis, assinalando que, sem um levantamento detalhado do local, das condições de vôo, do avião e do piloto, não se pode determinar a causa do acidente. Mesmo com os depoimentos das várias testemunhas, que afirmaram que o piloto estava voando muito baixo, não é possível apontar causas e responsabilidades. "Esses depoimentos não são desconsiderados, mas são depoimentos de testemunhas leigas. É preciso saber os motivos de o avião estar baixo, se o piloto não teve um mal súbito, enfim, saber o que se passou com o avião e dentro dele." Investigações Duas investigações sobre o acidente serão feitas, uma pela Aeronáutica e outra pela Polícia Civil em Conselheiro Lafaiete, que já abriu inquérito. A apuração do Serac 3 (Serviço regional de Aviação Civil), do Ministério da Aeronáutica, baseado no Rio, é que vai determinar, por meio da Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, as causas do acidente e as implicações para o piloto, caso seja responsabilizado. Texto Anterior: Piloto é mecânico de aviões Próximo Texto: Monomotor foi feito em 1946 Índice |
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