São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas boicotam empresa do Sivam

MARCIO AITH
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Cientistas brasileiros inconformados com o andamento do Sivam (Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia) estão fazendo um boicote informal contra a empresa norte-americana Raytheon, contratada sem licitação para fornecer equipamentos ao projeto.
A afirmação é de Luiz Carlos Moura Miranda, pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e diretor da SBPC.
Segundo Miranda, cientistas brasileiros estariam rejeitando convites feitos pela Raytheon para que exponham, nos EUA, a tecnologia brasileira em monitoramento meteorológico e controle ambiental, essencial para que a companhia consiga implantá-lo.
Idealizado pelas Forças Armadas brasileiras, o Sivam consiste na implantação de um sistema de vigilância aérea e de monitoramento ambiental e meteorológico da região Amazônica.
"Há um mercado potencial de US$ 20 bilhões na área de monitoramento ambiental. O Brasil tem essa tecnologia e vai entregá-la de graça", disse.

Texto Anterior: EUA vão testar vacina contra malária feita por brasileiros
Próximo Texto: Equipe de SP mostra estudo sobre príons
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.