São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercedes vai concentrar no Brasil produção de caminhões

Empresa manterá na Argentina só a unidade de furgões

SÉRGIO LÍRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mercedes-Benz pretende concentrar no Brasil a produção de caminhões e ônibus no Mercosul.
O presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Ben Van Schaik, anunciou ontem que a empresa vai transferir para São Bernardo, no final de 98, a produção das 2.000 unidades que fabrica atualmente na Argentina.
Na fábrica brasileira, a Mercedes produz cerca de 40 mil caminhões e ônibus por ano. Entre 20% e 25% dessas unidades são exportadas, de acordo com Schaik.
A transferência da produção para São Bernardo, afirma ele, não deve criar novos empregos.
A Mercedes está investindo ainda US$ 850 milhões na construção de uma fábrica em Juiz de Fora (MG), na qual irá produzir o modelo A4 a partir do final de 98.
Na Argentina, a Mercedes-Benz vai manter a fabricação dos furgões Sprinter. A empresa pretende atingir a marca de 20 mil unidades por ano em 98.
Câmbio Van Schaik, no entanto, criticou a sobrevalorização do real e a lentidão das reformas estruturais.
Segundo ele, a empresa quer permanecer e investir no Brasil, mas a combinação da sobrevalorização e do "custo Brasil" criam dificuldades. "Os custos são altos para as empresas, principalmente em São Paulo."

Texto Anterior: Venda de carro cai até 25% no início do mês
Próximo Texto: CEF tem formulário para financiamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.