São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Procura pelo Telecheque aumenta em São Paulo

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A média diária de consultas ao Telecheque, indicador das vendas à vista, aumentou 36,5% do dia 1º a 13 deste mês sobre igual período do ano passado e 14,2% sobre igual período do mês passado.
Para a Associação Comercial de São Paulo, que administra o serviço, esse crescimento se deve à redução da venda a prazo e, portanto, ao aumento da compra de produtos de menor valor unitário (à vista), à entrada de novos usuários do serviço de Telecheque e ao crescimento das vendas aos domingos.
Emílio Alfieri, economista da associação, diz que os postos de gasolina são os mais novos usuários do serviço de Telecheque, e que o incremento das vendas aos domingos se deve sobretudo à expansão das lojas de conveniência e do sistema de venda por telefone.
Ele conta que tradicionalmente num domingo ou feriado o Telecheque recebia entre 3.000 e 4.000 consultas. No último domingo foram registradas 7.347 consultas, e no feriado de 9 de Julho, 10.834 consultas.
Venda a prazo
Esses números, segundo Alfieri, mostram desaceleração na procura pelo crediário.
Em janeiro, o crescimento sobre igual mês de 1996 foi de 54,5%. Em fevereiro, de 48,3%; em março, de 42,9%; em abril, de 46,6%; em maio, de 25,5%; em junho, de 28,1%; e neste mês (até o dia 13), de 27,2%. "A procura pelo SPC deve diminuir ainda mais", diz ele.
(FF)

Texto Anterior: Calor faz lojas anteciparem as liquidações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.