São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor faz lojas anteciparem as liquidações

Descontos viriam em agosto

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O calor atípico dos últimos dias, que resultou numa queda na venda de roupas, leva algumas confecções a antecipar em até um mês a liquidação de inverno -normalmente programada para agosto.
Para evitar a descapitalização -falta de dinheiro em caixa-, algumas redes de lojas estão reduzindo em até 50% os preços para atrair o consumidor. Elas ainda apostam em dias mais frios, mas não querem correr riscos.
A Gregory, especializada em roupas femininas, inicia amanhã uma promoção -nas suas 34 lojas espalhadas pelo país-, que resulta na queda de 50% dos preços da sua coleção de inverno.
Em anos anteriores, essa promoção tinha início no final de julho e no início de agosto, informa Sheila Maria Santana, gerente de marketing. Ela conta que a rede está mantendo o faturamento porque fez uma coleção mista com peças de meia-estação.
Na Viva Vida, outra rede que comercializa roupas femininas, a redução de 50% nos preços da coleção de inverno aconteceu já no início deste mês -houve uma antecipação de cinco dias.
"Primeiro diminuímos os preços de algumas peças -as mais pesadas. Agora, a promoção se estendeu para toda a linha. Se não reduzíssemos os preços, não conseguiríamos manter o faturamento", diz Carol Cattan, coordenadora de marketing.
A Federação do Comércio do Estado de São Paulo informa que, em junho, a expectativa da maioria dos lojistas era que o inverno fosse rigoroso e contínuo neste ano.
"Houve uma frustração geral. A liquidação de algumas lojas está sendo antecipada porque o comércio de vestuário está superestocado", afirma Vladimir Furtado, economista da federação.
Pelo levantamento da federação, o faturamento das lojas de roupas, tecidos e calçados caiu 7,3% no primeiro semestre deste ano sobre igual período do ano passado. Em junho, a queda foi de 8% na comparação com igual mês de 1996.
A Camelo, especializada em roupas masculinas, vai decidir nesta semana o início da sua liquidação, que será antecipada.
"Nosso estoque está 8% acima do desejado", diz Adriana Camello, diretora de marketing. Ela conta que a venda neste início do mês está em média 8% menor do que a de igual período do mês passado.
A Ru-ri-ta é outra que está com promoção desde o início deste mês. Tradicionalmente a redução de preços de roupas de inverno ocorre no final de julho.
Nas peças de lã, o desconto é de 20%, e nas roupas de tecidos mais leves, de 10%, informa Neide Alonso, gerente de marketing da Ru-ri-ta, que também comercializa a marca Silvia Poppovic.
A loja da Le Lis Blanc do shopping Iguatemi também iniciou uma promoção -40% de desconto. Paula Szterenzys, gerente, diz que, além do calor atípico, as férias estão contribuindo para afastar os consumidores das lojas.

Texto Anterior: Crise na Ásia derruba Bolsas brasileiras
Próximo Texto: Procura pelo Telecheque aumenta em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.