São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kuerten vira 'alemão' em Stuttgart

Brasileiro estréia hoje em simples

PAULO HENRIQUE BRAGA
ENVIADO ESPECIAL A STUTTGART

Com a aposentadoria dos ídolos locais, a Alemanha adotou Gustavo Kuerten como principal estrela do Torneio de Stuttgart.
Kuerten, 20, estréia hoje nas simples contra o alemão Jens Knippschild, 96º no ranking. O jogo é o terceiro da rodada, que começa às 11h (6h de Brasília), na quadra central. "Nestes tempos difíceis, Gustavo Kuerten chegou na hora certa", disse reportagem publicada ontem pelo "Stuttgarter Zeitung".
Segundo o diário, Kuerten, "com seu cabelo loiro ondulado", nem parece brasileiro. O jornal também lembra o fato de o avô do tenista ser alemão.
A Alemanha vive um período de queda na popularidade do tênis. Michael Stich já anunciou que vai parar de jogar, e Boris Becker não deve ficar no circuito por muito tempo. Não há, por enquanto, jogadores do país que estejam entre os melhores do mundo.
Becker disputa o Torneio de Stuttgart, mas Stich, que chegou à semifinal em Wimbledon, desistiu por causa de uma gripe.
Kuerten fez papel de ídolo local e foi a principal atração, no sábado, de um evento promocional do torneio, organizado para estimular a prática do tênis entre crianças.
Kuerten jogou com crianças em uma quadra improvisada na estação de trem da cidade.
Depois, participou com o austríaco Thomas Muster de uma entrevista transmitida ao vivo pelo Canal 3 da TV alemã.
Ontem, jogando duplas com Fernando Meligeni, Kuerten venceu o australiano Paul Kilderry e o holandês Tom Kempres por 7/6 (8/6) e 7/6 (7/5).
Os brasileiros fizeram um jogo difícil contra Kempers e Kilderry. "Foi uma vitória sofrida. Eles estavam sacando bem e cometemos alguns erros", disse Kuerten à Folha. O jogador afirmou que estava com "saudade" de jogar no saibro. Ele não joga nesse piso desde a final de Bolonha, há um mês.
A disputa pelo ponto final foi tão acirrada que, depois de perder, o australiano arremessou sua raquete para longe, frustrado.
Meligeni também estréia hoje, contra o alemão Alex Radulescu.
O outro brasileiro no torneio, Jaime Oncins, faz hoje sua primeira partida nas duplas, ao lado do americano Mark Keil. Enfrentará os espanhóis Alberto Berasategui e Albert Martin.

Texto Anterior: Excel nega novas contratações
Próximo Texto: Adversário quer revanche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.