São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Fumo mata 6.200 crianças por ano nos EUA, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 6.200 crianças morrem por ano nos Estados Unidos devido a problemas pulmonares e incêndios provocados pelo consumo de fumo por parte de seus pais, segundo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin, em Madison, divulgado na edição deste mês da revista "Archives of Pediatrics and Adolescente Medicine".
A pesquisa se baseou em dados extraídos de estudos feitos entre 1980 e 1996 sobre as consequências do consumo de fumo pelos pais e sobre os custos do tratamento de doenças ligadas ao tabagismo.
O estudo acrescenta que aproximadamente 5,4 milhões de jovens norte-americanos sofrem outras consequências não fatais do tabagismo dos pais, como infecções no ouvidos e asma. O tratamento desses problemas de saúde custa anualmente US$ 4,6 bilhões, segundo os pesquisadores.
Os cientistas concluíram também que o custo da morte de menores de idade devido ao consumo de tabaco corresponde a cerca de US$ 8,2 bilhões por ano, que deixam de ser gerados ao longo de suas vidas. Essas estimativas são conservadoras por não incluírem o custo do tempo de trabalho perdido pelos pais para cuidar de seus filhos doentes, segundo Thomas Novotny, epidemiologista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, na Geórgia.

Texto Anterior: Estudo liga o fumo na gravidez a distúrbios de conduta dos filhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.