São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Em boas mãos; Ameaça fiscal; Mãozinha federal; Magda do Planalto; Chega de conversa; Jeito tucano de ser; Anistia à vista; Discurso oficial; Interesse próprio; Aliança de conveniência; Crise anunciada; Mais uma briga; Pregando no deserto; Buscando a receita; Vendendo dificuldades; Visita à Folha

Em boas mãos
Um projeto de Pedro Simon aprovado no Senado encontrou um especialista para relatá-lo na Câmara: Augusto Farias, irmão de PC Farias. A proposta prevê acordos internacionais para quebrar sigilo bancário e repatriar dinheiro roubado do erário.

Ameaça fiscal
O relator da lei eleitoral para 1998, Carlos Apolinário, interrompeu a reunião de líderes ontem para dizer a Michel Temer que estava se sentindo perseguido pela Receita Federal.

Mãozinha federal
A força com que fundos de pensão entraram nas Bolsas anteontem intrigou operadores. A ação, voluntária ou não, ajudou o governo a acalmar o mercado.

Magda do Planalto
Depois de ter comparado Pelé ao asfalto, Eliseu Padilha (Transportes) surpreendeu mais uma vez ontem durante entrevista no ministério: "Os portos estão navegando em alto-mar. Não estão mais presos ao cais".

Chega de conversa
Os peemedebistas saíram céticos da conversa com FHC anteontem, na qual o presidente ofereceu um lugar formal na aliança com PSDB e PFL. Disseram que primeiro ele tem que definir os palanques estaduais, cedendo espaço ao partido.

Jeito tucano de ser
Um cacique tucano notou que FHC não disse que aplicaria todos os recursos da privatização em pagamento de dívidas. "Ele falou que usaria o dinheiro 'obsessivamente' para esse fim, mas não o tamanho da obsessão."

Anistia à vista
A Comissão de Tributação da Câmara criou um grupo misto para estudar, em conjunto com a CNI, débitos das empresas com o governo. Alvo: preparar pacote fiscal para aliviar a carga.

Discurso oficial
Para o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), desafogar as empresas de suas dívidas seria uma forma de criar novos empregos.

Interesse próprio
FHC cogitou decretar intervenção federal em Alagoas ontem, mas desistiu porque paralisaria as reformas (a Constituição proíbe emendas nessa situação).

Aliança de conveniência
De Heloisa Helena, única petista da Assembléia alagoana, sobre o conflito entre Exército e PM: "Pela primeira vez, os companheiros do pelotão de choque ficaram ao nosso lado em vez de jogar bomba na gente".

Crise anunciada
A deterioração da situação em Alagoas já era esperada pelo governo. As condições impostas há dois meses para a liberação de verbas para o Estado eram politicamente inviáveis com Divaldo Suruagy (PMDB) no governo.

Mais uma briga
O PFL está indicando Assis Canuto para o escritório do Incra em Rondônia. A bancada do PSDB já está chiando forte. Diz que ele é um dos acusados da morte do senador Olavo Pires.

Pregando no deserto
Michel Temer recebeu ontem recurso do PTB contra a decisão da Comissão de Constituição e Justiça de recomendar a cassação de Pedrinho Abrão. A tendência do presidente da Câmara é indeferir o pedido.

Buscando a receita
Lula se encontrará com o recém-eleito prefeito da Cidade do México, Cuauhtemóc Cárdenas, em Porto Alegre (RS), no dia 31. O mexicano vem para o 7º Foro de São Paulo, que reúne partidos de esquerda latino-americanos.

Vendendo dificuldades
A margem folgada da vitória do governo na votação do FEF não causou surpresa a alguns governistas. "O Inocêncio estava exagerando as resistências para sair da história como o herói dos prefeitos", diz um pefelista.

Visita à Folha
O presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa S/A, Alcides Tápias, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor de comunicação, César Augusto Nogueira.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Da prefeita de Maceió, Kátia Born (PSB), sobre a crise em Alagoas:
- Não adianta mandar ministro e mudar de Suruagy para Manoel (Gomes de Barros, vice-governador), sem chamar os 101 prefeitos para discutir.

Próximo Texto: Telefonista politizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.