São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boeing da ponte aérea derrapa na pista

DA SUCURSAL DO RIO

Um acidente durante o pouso de um Boeing-737 da Varig assustou os 133 passageiros que estavam no vôo das 20h da ponte aérea Rio-São Paulo. O piloto teve dificuldade em frear o avião, que acabou saindo da pista do aeroporto Santos Dumont (centro do Rio).
Uma barreira de pedras existente na cabeceira da pista impediu que o avião caísse nas águas da baía de Guanabara. A cabine do piloto ficou a cerca de um metro da água. O acidente aconteceu às 20h38.
Ninguém ficou ferido. A atriz Alessandra Negrini, que havia sofrido acidente de carro em São Paulo ontem, após gravação da novela "Anjo Mau" (leia texto na página 7), e seu filho, Antônio, de 7 meses, estavam a bordo.
O marido da atriz, Murilo Benício, que a esperava no aeroporto, disse ter ficado mais nervoso do que ela. Segundo Benício, ela "não quer saber de voar tão cedo".
Todos os passageiros e os seis tripulantes desceram por rampas infláveis. A assistente social Marisa Gurjão, 45, primeira passageira a descer, torceu o pé. Segundo ela, a rampa não inflou adequadamente.
Para Valdira Rodrigues, 43, gerente de vendas de uma marca de bijuterias, "o acidente não foi sério, mas as pessoas ficaram nervosas porque estão muito fragilizadas com os últimos acidentes".
O trem de pouso, o bico e uma das turbinas foram danificados.
O diretor de logística operacional da Varig, Humberto Rodrigues Filho, admitiu que houve uma "falha operacional", mas não quis especificar qual tipo de falha.
Rodrigues Filho afirmou que a caixa-preta foi retirada do avião logo após o acidente e entregue às autoridades aeronáuticas.
A passageira Cláudia Carvalho, 25, disse que pessoas que estavam do lado esquerdo do avião afirmaram ter visto fagulhas e que houve forte cheiro de fumaça. Segundo ela, o avião ficou às escuras depois da freada, o que causou pânico. O cantor Kzan Neri, 20, disse que o comandante saiu da cabine para acalmar os passageiros.
Depois do acidente, a chegada de aviões foi transferida para o aeroporto internacional do Rio, na Ilha do Governador (zona norte). As partidas do Santos Dumont foram canceladas até o fim da noite.

Texto Anterior: Caminhão que fabricava gelo pega fogo em SP
Próximo Texto: Suposto grupo assume culpa em carta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.