São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Bill Clinton ameaça UE com sanções comerciais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente norte-americano, Bill Clinton, disse ontem que os Estados Unidos poderão recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) ou impor sanções econômicas aos países europeus caso a União Européia (UE) não permita a fusão entre a Boeing e a McDonnell Douglas.
"Nós temos meios para tratar a questão com a OMC e algumas opções se a Europa adotar ações nesse sentido", afirmou Clinton.
Essas opções de sanções comerciais, segundo especula-se na imprensa norte-americana, incluiriam a limitação do número de vôos entre os Estados Unidos e a França e a imposição de tarifas para os aviões europeus.
Apesar da declaração, o presidente dos Estados Unidos afirmou que uma guerra comercial deve ser evitada. "Estamos longe disso", amenizou.
A Comissão Européia deverá decidir se aprova ou não a fusão entre a Boeing e a McDonnell Douglas na próxima quarta-feira.
Apesar das indicações de que o negócio será vetado, sob a argumentação de que representa um sério risco à concorrência no setor, a Comissão Européia deixou a porta aberta para negociações de última hora.
O presidente da França, Jacques Chirac, demonstrou preocupação ontem a respeito da pressão norte-americana para a aprovação da fusão.
"O problema é mais com os países da União Européia, que se arriscam a sofrer uma forte pressão psicológica".

Texto Anterior: Passagem aérea sobe 7,35% na 2ª
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.