São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadrinhos têm o seu dia de "Oscar"

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os quadrinhos norte-americanos terão hoje, com a entrega do Will Eisner Comic Industry Awards, o seu dia de "Oscar".
O prêmio, instituído em 1987, possui 25 categorias, todas ligadas às HQs. Desde 1990, a divulgação dos vencedores faz parte do San Diego Comic-Con International, convenção anual para fãs e profissionais de quadrinhos, cuja edição de 97 começou ontem e vai até o próximo domingo.
O Eisner Awards é, junto com o Kirby Awards, um dos mais importantes prêmios das HQs norte-americanas. Os indicados para o prêmio são selecionados pelos votos de argumentistas, desenhistas, editores e outros profissionais ligados à área.
Para determinar quem são os vitoriosos de 97, há uma comissão julgadora com cinco membros: Joe Field, dono da Flying Colors Comics & Other Cool Stuff; Tony Isabella, argumentista e colunista do "Comic Buyer's Guide" (Guia dos Compradores de Gibis); Jesse McCann, da editora Diamond Comics; e os jornalistas especializados em histórias em quadrinhos Paul Grant e Janet Hetherington.
Todas as histórias inscritas no prêmio ainda são inéditas no Brasil; algumas publicações que concorrem nas principais categorias ainda nem foram lançadas em português.
É o caso das revistas "Kurt Busiek's Astro City" e "Strangers in Paradise", obras já premiadas no último Eisner Awards.

Texto Anterior: Casoy não altera audiência de telejornais
Próximo Texto: Principais indicações do Eisner Awards 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.