São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhóis revisitam clássicos em CD-tributo

FÁBIO MASSARI
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Minha carreira musical é um fracasso desde o princípio, mas com êxito artístico completo." Esse é Luis González, 35, músico e chefe do selo Hall of Fame Records. Da Espanha, por fax, ele fez uma rápida auto-análise "de mercado" exclusiva para a Folha.
Com vários serviços prestados ao rock espanhol, ainda que predominantemente na "segunda divisão", como diz, González é o responsável pelo lançamento de um dos mais curiosos e, por vezes, surpreendentes tributos à música do gênio de Baltimore.
"Unmatched - Tributo a Zappa", lançado este ano, é, em princípio, um tributo padrão. No caso, 15 bandas espanholas revisitando clássicos de Zappa.
"A seleção das bandas se deu de forma natural, na verdade são poucas as bandas que conhecem e se dispõem a interpretar a música de Zappa", explica González, que, para o segundo volume, já em preparação, promete selecionar bandas que não tenham nenhuma intimidade com o assunto.
Mas há um tempero especial em "Unmatched" (veja na ilustração ao lado como ouvir três faixas do disco) que provavelmente fica por conta da despretensão das bandas. Ou esperteza, tanto faz.
Procurar emular a verve zappiana, recriar, ou qualquer coisa que o valha, essa espécie de material musical em busca de algum tipo de sublimação artística seria no mínimo arriscado. Vale então o delírio, a representação festiva de um material idolatrado. É a celebração espanhola de don Zappa.
A versão prototrilha de western-spaghetti, condimentada por grãos do mais puro veneno exótico local, como "Lumpy Gravy" pelo Caballero Reynaldo, projeto solo do próprio González, é um dos primeiros destaques da coletânea.
Para quem praticava "turbo funk" com a banda Amor Sucio, também no disco com uma versão urgente de "Dirty Love", González pirou de vez.
E acertou a mão. (O disco do Caballero Reynaldo, "Clásicos con Twist", faz uma homenagem-adaptação da capa de "Joe's Garage".)
O Little Fish nos leva em deliciosa peregrinação a "Village of the Sun", enquanto Malcolm Scarpa, "o melhor bluesman espanhol", segundo González, acende "Twenty Small Cigars", com seu recorte de blues lúdico, fugidio.
A banda Siniestro Total é a famosa da coletânea, atacando de dobradinha em "Camarillo Brillo" e "Stick It Out". E, para os linguistas de plantão, tem também "Camarillo Brillo" em espanhol, solene e empolgante.
Para Luis González, o tributo a Zappa nasce como fruto da "admiração pela 'música do século'", para revelar à juventude local essa música e, então, se "apresentar" ao mercado internacional.
"Unmatched - Tributo a Zappa" é um excelente cartão de visita.
(FM)

Onde encomendar "Unmatched - Tributo a Zappa": Hall of Fame Records - P.O. Box 30 - 46300 Utiel - Valencia - Espanha - tel/fax: 96-217-1698.

Texto Anterior: Zappa
Próximo Texto: Paul Auster revela em obra seus anos de fome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.