São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chef francês quer levar amadores à cozinha

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os anos 80 viram no Brasil a consolidação de vários chefs de cozinha europeus que vieram trabalhar aqui e terminaram instalando-se no país, influenciando em muito os avanços na profissão.
Nos anos 90, em que surgem chefs brasileiros dotados de uma formação cultural mais sólida que os da geração anterior, os franceses aqui estabelecidos começam a dedicar-se a uma outra arte: a de escrever livros e popularizar seus conhecimentos.
Como faz agora Claude Lapeyre, chef francês do Hippopotamus do Rio de Janeiro. Cozinheiro festejado na cidade, ele deve muito de seu prestígio ao talento do proprietário da casa, Ricardo Amaral, empresário dotado de grande sensibilidade e toque de Midas para criar restaurantes e casas noturnas.
Mas a cozinha de Lapeyre tem um brilho à parte, que ele tenta transmitir no livro "A Culinária Francesa na Sua Mesa", que deve chegar às livrarias dentro de duas semanas pela Editora 34 Letras.
Como indica o título, o autor não pretende fazer um manual profissional, mas colocar a cozinha francesa ao alcance do cozinheiro amador. Ele lembra suas emoções gastronômicas quando, ainda criança, seus pais se dedicavam à cozinha doméstica -a mãe durante a semana, o pai aos domingos. Esta cozinha caseira é a que ele espera indicar para os leitores.
O livro oscila um pouco entre os dois registros -há coisas mais complicadas, há uma terminologia profissional. Mas, antes de tudo, há um espírito convidativo para o leitor que quer cozinhar. Ilustrações mostram os passos mais complicados e um pequeno glossário explica termos técnicos.
E há indicações de utilização de ingredientes brasileiros, uma das preocupações centrais nas 154 receitas. Mesmo sem fotos, que sempre ajudam nesse campo, é um livro estimulante.
(JM)

Livro: A Culinária Francesa na Sua Mesa
Autor: Claude Lapeyre
Lançamento: Editora 34 Letras
Quanto: R$ (304 págs.)

Texto Anterior: Sheraton tem cardápio inspirado em Vivaldi; Pizzaria Cristal oferece seis novos sabores
Próximo Texto: Sacha fecha às 2h, mas não serve à 1h20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.